ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Vacinação contra aftosa no Planalto será apenas em animais de até 24 meses

Paula Maciulevicius | 22/08/2012 13:27

Segundo a Iagro, esta mudança decorre de uma manifestação dos produtores

Vacinação que antes era de 100% do rebanho, agora vai englobar apenas animais com até 24 meses de idade. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado)
Vacinação que antes era de 100% do rebanho, agora vai englobar apenas animais com até 24 meses de idade. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado)

A vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul terá um critério diferenciado para a região do Planalto. Uma nova medida da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) estabelece que para a região sanitária 1, que corresponde ao Planalto, a vacinação que antes era de 100% do rebanho, agora vai englobar apenas animais com até 24 meses de idade.

Segundo a diretora-presidenta da Iagro, Maria Cristina Carrijo, esta mudança decorre de uma manifestação dos produtores. “Solicitamos um estudo ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à Embrapa Gado de Corte e através de laudos emitidos pelas duas entidades foi comprovado que não há nenhum comprometimento para os animais e para a defesa” explicou.

As regiões do Pantanal e da Fronteira permanecem com a vacinação de 100% do rebanho. Na etapa de novembro, seguindo o calendário, serão vacinados os animais da região do Planalto do dia 1º ao dia 30 de novembro. No Pantanal, o prazo estabelecido é do dia 1º de novembro a 15 de dezembro, para todo o rebanho independentemente da idade.

Para a região de Fronteira, dos dias 1º de outubro a 15 de novembro, a vacinação é para todo rebanho, independentemente da idade.

Nos siga no Google Notícias