ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Valor movimentado pelo comércio de MS tem primeira queda em 18 anos

Receita com as vendas caiu 2,5% em janeiro na comparação com igual mês de 2018

Osvaldo Júnior | 13/03/2018 16:37
Comércio na região central de Campo Grande (Foto: Saul Schramm)
Comércio na região central de Campo Grande (Foto: Saul Schramm)

Janeiro foi um mês difícil no fechamento de caixa do comércio varejista de Mato Grosso do Sul. Na comparação com igual período do ano passado, a receita com as vendas caíram 2,5%. É o primeiro resultado negativo para esse mês em 18 anos.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (13) pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Pelo histórico da pesquisa, a menor variação para o período havia sido o de janeiro de 2016 (2%). No mesmo comparativo, o maior avanço da receita com as vendas do comércio sul-mato-grossense foi verificado em 2012 (23,6%).

A queda no valor movimentado pelos lojistas decorre de queda de 3,5% no volume de vendas na comparação entre janeiro deste ano e mesmo mês de 2017. Essa retração não é a maior da série histórica, iniciada em 2000. Janeiro de 2003 (-11,4%) e de 2016 (-8,1%) contabilizaram reduções ainda mais acentuadas.

Além de venderem menos, os comerciantes também sofreram com inflação em baixo patamar. A combinação desses dois fatores derrubou a receita com das vendas.

No acumulado de 12 meses, findados em janeiro, o volume e a receita com as vendas ficaram, praticamente, estagnadas em Mato Grosso do Sul. As variações respectivas foram de 0,3% e de 0,1%.

A situação é menos crítica no chamado comércio varejista ampliado, que inclui, segundo a pesquisa do IBGE, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção. Em janeiro sobre o mesmo mês de 2017, o volume de vendas teve leve crescimento de 0,7% e a receita avançou 1%.

Nos siga no Google Notícias