A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

15/08/2017 10:16

Vendas do varejo têm leve recuperação em junho, após 2 meses de queda

Gabriel Maymone
Comércio volta a registrar alta nas vendas (Foto: Marcos Ermínio)Comércio volta a registrar alta nas vendas (Foto: Marcos Ermínio)

As vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul registraram alta de 0,8% em junho deste ano em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Pesquisa Mensal de Comércio mostra que os dois meses anteriores foram de queda no volume de vendas no Estado, sendo 1,1% em abril e 0,1% em maio. No acumulado de janeiro a junho deste ano, o setor teve retração de 1,4% no volume de vendas.

Em doze meses, de julho de 2016 a junho de 2017, comerciantes viram suas vendas caírem 4,7%.

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui além do varejo as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, em junho de 2017 houve retração de 2,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado de janeiro a junho deste ano a retração é de 3,7%.

Brasil – No país, o varejo teve alta de 1,2% nas vendas em junho deste ano, se comparado com o mês anterior. É a terceira alta seguida em relação ao mês anterior, na série livre de ajuste sazonal.

Das oito atividades pesquisadas no país, seis registraram alta nas vendas: móveis e eletrodomésticos (2,2%); tecidos, vestuário e calçados (5,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,7%); combustíveis e lubrificantes (1,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%); e livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%).

Por outro lado, os seguintes setores tiveram queda no volume de vendas: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com recuo de 0,4% após avanço de 1,1% registrado em maio; seguido por equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,6%).




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions