ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Vendas no comércio varejista recuam 0,8% em Mato Grosso do Sul

Essa é a primeira queda, após quatro meses seguidos de aumento

Izabela Cavalcanti | 10/08/2022 11:53
Movimento no comércio varejista no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Movimento no comércio varejista no centro de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

O volume de vendas no varejo de Mato Grosso do Sul teve recuo de 0,8% em junho. Essa é a primeira queda, após quatro meses seguidos de alta. Os dados fazem parte da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgados, hoje (10), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No ano, de janeiro a junho, o comércio varejista acumula crescimento de 7%. Já na variação de 12 meses, o resultado foi de 5,6%.

Em contrapartida, no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas aumentou 1,2% se comparado a maio de 2022, e avançou 6,5% em relação a junho do ano passado.

Nesta categoria, no ano, o acumulado foi de 6,8% e nos últimos 12 meses alta de 7,8%.

Nacional - No Brasil, sete das oito atividades tiveram queda, em junho. Tecidos, vestuário e calçados retraiu 5,4%; livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%), equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-1,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,3%); combustíveis e lubrificantes (-1,1%); móveis e eletrodomésticos (-0,7%); e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%).

Somente o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria que teve crescimento (1,3%).

Em junho, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista variou -1,4% com resultados negativos em 23 das 27 Unidades da Federação. Em Minas Gerais, a queda foi de -7,7%; São Paulo (-2,5%); e Espírito Santo (-2,5%).

As taxas positivas ficaram por conta da Paraíba (2,5%); Tocantins (1,0%) e Maranhão (0,4%). No comércio varejista ampliado, a variação entre maio e junho de 2022 foi de -2,3%, com resultados negativos em 23 das 27 Unidades da Federação. Em destaque está Ceará (-5,2%), Minas Gerais (-4,6%) e Bahia (-4,5%).

Nos siga no Google Notícias