ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Viajantes chegam à Argentina no 7º dia da Rota Bioceânica

O retorno dos participantes a Campo Grande está previsto para o próximo domingo (5)

Por Danielly Escher e Paulo Cruz, de Purmamarca | 30/11/2023 17:25


Na tarde desta quinta-feira (30), a Expedição Rila (Rota de Integração Latino-Americana) chegou a mais um destino, Purmamarca, distrito de Jujuy, na Argentina. O local turístico fica aos pés de um dos cartões-postais do país, a montanha das Sete Cores com diferentes tons no pico. A produção local de artesanato também se destaca. Além disso, os turistas podem visitar a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu Arqueológico de Jujuy e as ruínas arqueológicas de Quilmes. Para quem gosta de trilhas, a opção é o Parque Nacional de Hornocal.

Entre ontem e hoje, os desbravadores percorreram quase 1.000 quilômetros ao saírem de Iquique no Chile, onde participaram de um evento com rodada de negócios no 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio.

"Vimos que todos os países estão executando obras para ligar Porto Murtinho aos Portos Chilenos. A infraestrutura é importante. Na questão alfandegária percebemos a dificuldade ao longo da expedição. Vimos também a necessidade de estabelecer um acordo sobre segurança para tráfego de cargas e pessoas", disse o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, detalhando o que ainda deve avançar para o funcionamento da Rota a partir de 2025 percorrendo as estradas do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Nesta sexta-feira (1º) tem agenda oficial com autoridades locais da Argentina e nova Rodada de negócios. No sábado (2), o comboio segue para Assunção, no Paraguai, onde ficará até o dia 4 e terá uma agenda oficial e pernoitará em Ponta Porã. O retorno previsto em Campo Grande será dia 5 de novembro.

Partida - Na sexta-feira (24), a 3ª Expedição da Rota Bioceânica ou Rila (Rota de Integração Latino-Americana) saiu de Campo Grande com cerca de 100 participantes. A meta da comitiva é atestar a viabilidade econômica do caminho de 2,5 mil quilômetros indicando aos participantes todo o processo aduaneiro, alfandegário e de desembaraço que passam os produtos exportados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias