Além de Português e Matemática, filme sobre Delinha é obrigatório em vestibular
UGFD realiza prova para mais de 7,5 mil candidatos neste domingo
Candidatas do vestibular 2024 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) exaltaram a presença do documentário “Delinha: a dama do rasqueado” na lista de conteúdos artísticos obrigatórios para estudar.
O material da cineasta Marinete Pinheiro é de 2016, tem 47 minutos e conta detalhes de quase 60 anos de carreira de uma das maiores cantoras de Mato Grosso do Sul, que morreu no dia 16 de junho, aos 85 anos.
- Leia Também
- Chegar cedo e água gelada são estratégias de candidatos a vagas na UFGD
- Com 10 locais de prova na Capital, UFGD aplica neste domingo vestibular 2024
As amigas campo-grandenses Ana Paula Mendes e Adrieli Gomes, ambas de 21 anos, contam que estão tentando entrar no curso de Medicina. Ana Paula conta que já conhecia a história de Delinha influenciada pela avó. Com o material obrigatório, foi assistir ao filme e gostou.
“É importante trazer como material obrigatório para que pessoas de fora também possam ter acesso a história, principalmente por ser uma pessoa importante da cultura do nosso Estado”, diz.
Adriele conta que também é musicista e em algumas oportunidades tocou as músicas de Delinha. “Deveriam ter mais materiais da nossa cultura como obrigatórios”, cobra a candidata.
Ana Gabrielle dos Santos, de 24 anos, veio de Cuiabá para tentar uma vaga no curso de Medicina. Ela conta que não teve oportunidade de ver o documentário, mas conseguiu um resumo sobre o filme e lembrou que o estado vizinho também tem sua influência sobre o rasqueado.
Ana Shirlei, de 19 anos, conta que gostou de ver o documentário da dama do rasqueado na lista de conteúdos porque a conhecia através da bisavó, fã de Delinha, segundo ela. “É muito bom conhecer mais da história da pessoa. Minha bisavó tinha o costume de ouvir músicas dela, e isso me aproxima mais”, conta.
As provas objetiva e de redação da UFGD estão sendo aplicadas neste domingo em dez escolas de Campo Grande, 15 unidades de educação de Dourados, além de Três Lagoas, Naviraí e Nova Andradina. São 7,5 mil candidatos para 876 vagas em 34 cursos de graduação. Em Dourados, onde há mais pontos de aplicação de prova, não houve registro de ocorrências até o início desta tarde.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.