ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 20º

Educação e Tecnologia

Curso de proteção aos indígenas tem uma média de 4 candidatos por vaga em MS

Oferecido pela UFGD, curso de pós-graduação já recebeu 800 inscrições de agentes da segurança pública

Por Mylena Fraiha | 26/01/2024 17:39
Policiais militares de Mato Grosso do Sul, grupo que terá vagas extras (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Policiais militares de Mato Grosso do Sul, grupo que terá vagas extras (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Até esta sexta-feira (26), o curso gratuito de pós-graduação em enfrentamento aos crimes ambientais e proteção aos povos indígenas, ofertado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), recebeu 800 inscrições de agentes da segurança pública.

No entanto, a instituição havia anunciado a prorrogação das inscrições até 4 de fevereiro, uma vez que outros estados ainda não atingiram o número de candidatos inscritos necessário.

Oferecido em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o curso disponibiliza 200 vagas destinadas exclusivamente aos integrantes das Polícias Civis e Militares, dos Corpos de Bombeiros Militares, dos Institutos de Perícias e das Guardas Municipais de todo o Brasil.

A professora da Faculdade de Educação da UFGD e autora do curso, Dra. Cláudia Cristina Ferreira Carvalho, explicou que a prorrogação das inscrições foi uma medida para permitir uma maior divulgação em outros estados e dar aos candidatos tempo adicional para fornecer a documentação necessária.

“Nós optamos, a pedido do Ministério da Justiça, pela prorrogação do prazo das inscrições. É importante ressaltar que alguns dos inscritos ainda não anexaram todas as documentações exigidas no ato da inscrição", explica Cláudia.

O curso é uma iniciativa inédita na formação dos agentes de segurança pública. Surgiu mediante a aprovação da chamada pública do edital número 26/2027, publicado no final do ano passado pelo Ministério da Justiça, por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

De acordo com Claudia, a UFGD foi escolhida por ter apresentado a melhor proposta em Mato Grosso do Sul. “Este é o primeiro curso desse tipo na história da formação dos agentes de segurança pública. Anteriormente, nunca houve um plano nacional voltado para políticas de segurança pública que contemplasse os povos indígenas”.

Importante ressaltar que um dos critérios estabelecidos no edital é que o candidato não esteja cursando outra especialização vinculada à Senasp e tenha graduação em qualquer área.

A formação será realizada a distância, e o prazo para matrícula dos selecionados está previsto para iniciar em 19 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas por meio deste link e são gratuitas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias