ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Previsto para março, MEC adia publicação do Fies em 2024

Titular da pasta afirmou que edital do programa está passando por processo de mudanças

Por Gustavo Bonotto | 16/01/2024 14:30
Usuário acessa o portal do Fies pelo computador. (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)
Usuário acessa o portal do Fies pelo computador. (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

O MEC (Ministério da Educação) ainda não tem data para divulgar o edital e calendário do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para 2024. A declaração foi feita pelo ministro da pasta, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (16), em Brasília (DF).

Na divulgação dos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o titular destacou que o financiamento estudantil passa por um “processo de mudança”.

“Estamos fechando essas mudanças para que possamos já garantir as novas regras do Fies para as inscrições”, explicou. As inscrições para o Fies, geralmente, ocorrem no mês de março.

O programa tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Desde 2018, o Fies possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Enem 2024 - O resultado do certame considerado porta de entrada para o ensino superior já está disponível. O acesso às notas deve ser feito clicando em "Página do Participante". O candidato terá que informar login e senha da plataforma gov.br para ter acesso à nota.

As notas de treineiros (pessoas que participaram para autoavaliação, sem concorrer às vagas) não serão divulgadas ainda. A previsão é que isso ocorra em março, segundo o MEC. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, a contar da data de divulgação dos resultados.

As inscrições nos cursos disponíveis no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2024 começam em 22 de janeiro e vão até 25 de janeiro. O resultado da primeira chamada será divulgado em 30 de janeiro. Já as matrículas ocorrem de 1º a 7 de fevereiro.

Para Mato Grosso do Sul, as instituições federais irão disponibilizar 4.430 vagas.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias