ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

Maioria não atualizou carteirinha de vacinação, e agora?

População ainda deve se preocupar com outros imunizantes e procurar manter a documentação em dia

Guilherme Correia | 15/02/2021 07:33
Drive-thru de vacinação no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande, contra a covid-19 (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Drive-thru de vacinação no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande, contra a covid-19 (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Maioria, 81%, dos leitores que responderam enquete dizem que não atualizaram a carteira de vacinação ao longo dos últimos 11 meses, marcados pela pandemia da covid-19. Mesmo que nem todos tenham acesso ainda ao imunizante contra o coronavírus, é importante que se tome as vacinas que estão "atrasadas".

O ideal é seguir o calendário de vacinação e se imunizar nas idades recomendadas, mas caso não tenha recebido alguma, é importante tomar, desde que ela ainda seja recomendada para a idade adulta, como tétano, coqueluche e difteria.

Sarampo, caxumba e rubéola podem ser controladas por meio da vacina tríplice viral, que também está sendo estudada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) como futura alternativa no combate a covid.

Além dela, a BCG, para tuberculose, e a pneumocócica, para pneumonia, têm sido procuradas em clínicas particulares, mesmo que os estudos e análises - para o vírus - ainda não tenham constatado real eficácia, ao menos até o momento.

Por fim, há aquelas em que que você deveria ter tomado durante a infância somente, e que perderam a recomendação para adultos, como é o caso do imunizante contra o rotavírus.

Carteira de vacinação - Para qualquer tipo de vacina a ser tomada, não é necessário que a pessoa esteja com o documento em mãos. Apesar disso, estar com o cartão em dia facilita na hora de saber qual imunizante deverá receber, além de poder comprovar que está vacinado em locais de trabalho, viagens, dentre outros locais que possam requisitar essas informações.

Quem perdeu documento deve procurar o posto de saúde onde costuma receber as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a 2ª via da carteirinha. Além disso, pode baixar o aplicativo Conecte SUS, que mostrará, em versão digital, a carteira de vacinação.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias