ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  11    CAMPO GRANDE 16º

Enquetes

O que mais ajudaria a combater o avanço das facções no Estado?

Participe da enquete ao final da matéria ou na capa do portal e deixe seu comentário nas redes sociais

Por Clara Farias | 11/08/2025 06:37
O que mais ajudaria a combater o avanço das facções no Estado?
Pichação em muro com código do Primeiro Comando da Capital, no Bairro Zé Pereira (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

O Campo Grande News quer saber, na enquete desta segunda-feira (11), qual é a opinião dos leitores sobre o que mais ajudaria no combate às facções criminosas em Mato Grosso do Sul. As opções de voto incluem "mais policiamento nas fronteiras", "investimento em inteligência policial" ou "leis mais rigorosas". Participe da enquete e deixe seu comentário em nossas redes sociais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Levantamento aponta que dez facções criminosas atuam em Mato Grosso do Sul. O estado enfrenta escalada da violência ligada ao narcotráfico e guerra entre grupos rivais como PCC e Comando Vermelho. Campo Grande News pergunta aos leitores qual a melhor forma de combate: policiamento nas fronteiras, investimento em inteligência ou leis mais rigorosas. Em 2025, MS viu aumento de homicídios dolosos, com 71 casos em Campo Grande nos primeiros cinco meses, alta de 42% em relação a 2024. Secretário de Segurança Pública atribui a violência à posição estratégica do estado nas rotas do tráfico internacional. Apesar disso, MS mantém índices de criminalidade abaixo da média nacional e investiu em segurança.

Um levantamento do jornal O Globo, baseado em dados de secretarias de segurança, aponta que existem 64 facções criminosas no Brasil, e pelo menos dez delas atuam em Mato Grosso do Sul. Entre os grupos de maior alcance nacional estão o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho). O PCC marca presença em 25 estados, e o CV em 26.

Em 2025, Mato Grosso do Sul enfrentou uma escalada significativa na violência associada ao narcotráfico, com destaque para confrontos entre facções criminosas e mortes violentas. O Campo Grande News noticiou diversos casos que evidenciam a intensificação desse cenário.

A disputa territorial é evidente em cidades como Sonora, a 392 quilômetros de Campo Grande. A cidade foi local de confrontos entre o PCC e o Comando Vermelho, que resultaram em sete assassinatos em 2024, alguns deles de pessoas mortas por engano.

Além disso, nos primeiros cinco meses de 2025, Campo Grande registrou 71 homicídios dolosos, representando um aumento de 42% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 50 mortes. Esse crescimento acompanha a tendência estadual, com 185 vítimas entre janeiro e maio de 2025, mesmo número de 2023 e superior às 152 de 2024.

Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a posição estratégica de Mato Grosso do Sul, na fronteira, torna o combate ao crime organizado essencial, pois suas ações têm reflexo em todo o país e até em outros continentes.

O secretário explica que o aumento nos confrontos com a polícia é um reflexo da tentativa das facções de se instalarem no estado para explorar as rotas do tráfico internacional. Ele ressaltou que, apesar da pressão, Mato Grosso do Sul mantém índices de criminalidade abaixo da média nacional e investiu mais de R$ 2 bilhões em aeronaves, viaturas, tecnologia e treinamento nos últimos anos

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Na sua opinião, o que mais ajudaria a combater o avanço das facções no Estado?

Mais policiamento nas fronteiras

9%

Investimento em inteligência policial

37%

Leis mais rigorosas

54%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.