Para leitores, mercado resiste a profissionais em transição após os 40 anos
Maioria vê dificuldades para mudar de carreira na maturidade
Infelicidade com as funções no trabalho, baixa remuneração ou até carga horária exaustivas são alguns exemplos de insatisfações que podem levar a mudança de carreira depois dos 40 anos. Após alguns anos, o que fazia sentido na profissão pode ter mudado, mas como o mercado de trabalho aceita isso? A enquete do Campo Grande News de ontem (11) apontou que 63% dos leitores acreditam que o mercado não é aberto a quem muda de carreira depois dos 40, já 37% responderam que é aberto “sim”.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mudança de carreira após os 40 anos enfrenta resistência no mercado de trabalho, segundo enquete do Campo Grande News. 63% dos leitores acreditam que o mercado não acolhe bem profissionais em transição nessa faixa etária. Insatisfação com a carreira atual, baixos salários e carga horária excessiva motivam a busca por novas oportunidades. Pesquisa revela que a maioria das pessoas entre 43 e 82 anos considera ou está em processo de transição de carreira. Especialistas recomendam planejamento, autoconhecimento e alinhamento entre satisfação pessoal e vocação. Planejamento financeiro, investimento em qualificação e networking são essenciais para uma transição bem-sucedida.
Quando aparece uma oportunidade em outra área, a transição costuma ser mais fácil, mas ainda assim é necessário coragem para tomar a decisão. Especialistas recomendam que a satisfação pessoal esteja alinhada à vocação, e destacam que uma transição de carreira bem planejada é o caminho mais seguro e eficaz para alcançar realização profissional.
Segundo a pesquisa Transição de Carreiras na Maturidade, conduzida pela Maturi em parceria com a NOZ Inteligência, 68% das pessoas entre 43 e 82 anos estão envolvidas, de alguma forma, com uma mudança de carreira. Entre elas, 25% estão em busca ativa por uma nova ocupação, 17% já realizaram ou estão no processo de transição, e 26% consideram essa mudança, embora ainda não tenham dado os primeiros passos.
Planejamento financeiro é o fator mais importante na transição. Caso tenha interesse nessa mudança é necessário entender suas habilidades, interesses e valores, a maturidade pode ser um avanço para o autoconhecimento.
É interessante também investir em cursos e treinamentos que tragam um diferencial, além de construir um networking expandindo a rede de contatos profissionais que pode abrir portas e oferecer suporte nesse momento.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.