ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Enquetes

Você concorda com a venda dos Correios e Telégrafos?

Corre no Congresso projeto que permitirá que esses serviços sejam explorados pela iniciativa privada

Guilherme Correia | 02/07/2021 08:12
Prédio dos Correios, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Prédio dos Correios, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Enquete desta sexta-feira (2) pergunta aos leitores se concordam com uma possível venda da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), conhecida mais apenas pelo nome "Correios", que presta serviço de entrega de correspondência e produtos em todo o Brasil, à iniciativa privada.

O questionamento é feito por conta do PL (Projeto de Lei) 591/21, apelidado de PL da Privatização dos Correios, que deverá ser votado até agosto, no máximo, após ter tramitação em urgência aprovada pela Câmara dos Deputados.

De relatoria do deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), o projeto não trata diretamente da privatização da estatal, mas autoriza que serviços postais possam ser explorados pela iniciativa privada, mesmo os que são prestados pela ECT.

Segundo a proposta, a União, que hoje é dona de 100% da empresa de entrega de correspondências, manteria para si apenas uma parte dos serviços, definida no PL como “serviço postal universal”, que se resume a entrega de encomendas simples, cartas e telegramas. Isso porque a Constituição Federal determina que a União tenha serviço postal e correio aéreo nacional.

O PL enfrenta resistência da oposição, incluindo o MDB, mas está bem encaminhado para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que é aliado de Bolsonaro.

Por ora, ainda deverá passar por pelo menos seis comissões da Câmara. Se aprovado em todas, irá tramitar no Senado Federal.

Enquete

Você concorda com a venda dos Correios e Telégrafos?

Sim

43%

Não

57%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias