ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Enquetes

Você concorda que a vacinação contra covid seja obrigatória em crianças?

Atualmente, o País não obriga que pais imunizem seus filhos contra o coronavírus

Guilherme Correia | 21/01/2022 08:28
Dose pediátrica contra a covid-19. (Foto: Henrique Kawaminami)
Dose pediátrica contra a covid-19. (Foto: Henrique Kawaminami)

Enquete desta sexta-feira (21) pergunta aos leitores do Campo Grande News se concordam que a vacinação contra a covid-19 seja obrigatória em crianças. Para responder, basta apenas votar com sim ou não ao final desta matéria ou na capa do jornal.

No Brasil, a vacinação obrigatória de crianças está prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) desde 1990, quando o texto foi sancionado, com previsão de multas no caso de descumprimento. Contudo, não são todos os imunizantes com caráter compulsório definidos pelo Ministério da Saúde.

Em 1904, a lei nº 1.261 tornou obrigatória a vacinação contra a varíola no País, texto que acabou revogado com o episódio conhecido como a Revolta da Vacina.

Tempos depois, em 1975, a lei nº 6.259, assinada pelo então presidente Ernesto Geisel, com o objetivo de institucionalizar o PNI (Programa Nacional de Imunizações), determinou que o Ministério da Saúde tinha como papel definir as vacinas de caráter obrigatório. Ela ainda vigora.

Em 1990, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) foi sancionado pelo então presidente Fernando Collor. O texto previa como “obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

Atualmente, vacinas como a BCG (que previne a tuberculose), febre amarela e tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) são obrigatórias. O calendário nacional de vacinação prevê ao menos 19 vacinas, todas disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), apenas no primeiro ano de vida de uma criança.

O texto do ECA também determina multa que pode variar de 3 a 20 salários mínimos caso a determinação não seja cumprida, mas essas multas raramente são aplicadas. Deixar de vacinar uma criança pode, constitucionalmente, levar os pais a serem acusados de negligência e até levar a perda da guarda da criança e, caso a ausência de vacinação leve à morte, eles podem responder por homicídio doloso.

Programas sociais como o Bolsa Família, extinguido durante a atual gestão federal, exigia comprovação da vacinação de crianças de zero a seis anos. Muitos estados e prefeituras mantém seus critérios próprios, como São Paulo, que exige carteira de vacinação para todos os alunos com até 18 anos que se matricularem em escolas públicas e privadas do ensino básico.

Enquete

Você concorda que a vacinação contra covid seja obrigatória em crianças?

Sim

40%

Não

60%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias