ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 27º

Enquetes

Você já deixou de sair de carro devido ao preço da gasolina?

Participe da enquete e deixe sua opinião nas redes sociais do Jornal

Por Raíssa Rojas | 03/12/2025 08:04
Você já deixou de sair de carro devido ao preço da gasolina?
Frentista abastece carro com gasolina em posto de Campo Grande (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Com a escalada no preço dos combustíveis, muitos motoristas têm repensado a utilização do carro e optado por alternativas de transporte mais econômicas. Na enquete de hoje (3), o Campo Grande News quer saber: você já deixou de sair de carro devido ao preço da gasolina? Participe da enquete e deixe sua opinião nas redes sociais do jornal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O aumento no preço dos combustíveis tem levado motoristas a repensarem o uso do automóvel, optando por alternativas mais econômicas. Segundo pesquisa da PUC-PR e UFPR, cada acréscimo de R$ 0,10 no litro da gasolina resulta em cinco mil novos passageiros mensais no transporte público de Curitiba. Em Campo Grande, pesquisa do jornal Campo Grande News revelou que 39% dos leitores reduziram o uso do carro após reajuste no ICMS sobre combustíveis. A capital tem ampliado sua malha cicloviária, embora haja críticas sobre a falta de integração com outros meios de transporte.

Na prática, os motoristas tendem a avaliar o custo-benefício entre o uso do carro e o transporte público, levando em conta não apenas o preço do combustível, mas também o valor da tarifa do transporte coletivo, o tempo de viagem e o conforto oferecido.

Quando o preço da gasolina sobe, muitos preferem deixar o carro na garagem e recorrer ao transporte público, especialmente se ele for mais barato e eficaz.

Cada aumento de R$ 0,10 no litro da gasolina resulta em um acréscimo de 5 mil passageiros mensais no sistema de transporte público. Os dados são referentes a Curitiba e foram obtidos em pesquisa realizada pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). O estudo apontou relação direta entre o aumento do combustível e o maior uso do transporte coletivo, como ônibus.

A Capital tem ampliado sua malha cicloviária e observa essas mudanças nos padrões de deslocamento. Porém, esse crescimento no número de ciclovias vem acompanhado de críticas de quem não vê a ampliação como solução sem um planejamento mais adequado de integração com outros meios de transporte, como o transporte coletivo.

A enquete de 29 de janeiro "Aumento no preço do combustível fez 39% reduzirem uso do veículo" aponta que, após o recente reajuste no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, 39% dos leitores do Campo Grande News afirmaram ter diminuído o uso do carro. Esse resultado sugere que o aumento nos preços dos combustíveis, especialmente da gasolina, tem um impacto direto nas decisões de mobilidade dos motoristas, levando muitos a buscar alternativas mais econômicas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Você já deixou de sair de carro por causa do preço da gasolina?

Sim

47%

Não

53%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.