ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 17º

Enquetes

Você ou alguém da sua família sofre com transtorno mental?

As opções de resposta são sim ou não. O leitor pode manifestar a opinião nas redes sociais do jornal

Gabriel de Matos | 28/05/2023 10:38
Você ou alguém da sua família sofre com transtorno mental?
Mulher sentada em sofá acompanhando televisão (Foto: Daniel Mello/Agência Brasil)

A enquete deste domingo do Campo Grande News pergunta aos leitores se você ou alguém da sua família sofre com transtorno mental? As opções de resposta são sim ou não. O leitor pode manifestar a opinião nas redes sociais do jornal.

Os transtornos mais comuns são a ansiedade, depressão, transtornos alimentares, TEA (transtorno do espectro autista). A ansiedade se manifesta através de sentimentos intensos de preocupação, medo e insegurança, algumas vezes acompanhados por sintomas físicos como palpitações, falta de ar e tremores.

A depressão é uma condição que provoca sentimentos persistentes de tristeza, perda de interesse e falta de energia. A doença afeta a capacidade de uma pessoa desfrutar da vida e realizar suas tarefas diárias, podendo levar a pensamentos suicidas em casos mais graves.

Transtornos alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia, também são exemplos. Essas condições estão ligadas a uma relação distorcida com a comida e a imagem corporal, resultando em comportamentos extremos de restrição alimentar ou episódios de compulsão seguidos de purgação.

O TEA (transtorno do espectro autista) merece destaque como um dos principais transtornos mentais de origem neurobiológica. Ele é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social.

Ajuda - Em Campo Grande, o GAV (Grupo Amor Vida) presta apoio emocional gratuito a pessoas em crise por meio de atendimento telefônico pelo número 0800 750 5554. Ligue sempre que precisar!

O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados. Vítimas de depressão e demais transtornos psicológicos podem também buscar ajuda em escolas-clínicas de Psicologia, no Núcleo de Saúde Mental, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou pelos telefones 141 e 188 CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da PM e 193 dos Bombeiros, que ajudam pacientes a romper o silêncio.

Enquete

Você ou alguém da sua família está com transtorno mental?

Sim

62%

Não

38%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias