ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Anastácio realiza "Banho de São João" na próxima quinta

Redação | 17/06/2010 19:37

Com o objetivo de resgatar as traições culturais e religiosas de Anastácio (135 km de Campo Grande), a prefeitura programou para a próxima quinta-feira (24), no período noturno, o "Banho de São João". O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

A procissão e o banho do santo fazem parte de uma celebração tradicional que reúne devotos de São João. Emocionados, os fieis percorrem caminho até o rio Aquidauana.

Tradição católica, o evento contará com o apoio do festeiro Antonio Carlos Seizer da Silva (Pai Antonio), presidente do Centro de Estudos da Cultura Africana e Afroamerindia de Mato Grosso do Sul.

O banho - O banho de São João teve origem no costume português do banho de rio obrigatório no dia do santo precursor. Segundo a tradição, a mãe de João, Isabel, acendeu uma fogueira no deserto para anunciar o nascimento do bebê a prima Maria, mãe de Jesus, que assim veria a fumaça ao longe. Por isso, fogueiras, balões e fogos de artifício comemoraram o dia do santo considerado festeiro.

A imagem de São João será colocada em um andor enfeitado de flores, em procissão a partir das 23h. Logo após o banho, os devotos se reunirão no terreiro do Pai João do Congo, para festejos com danças.

O secretário de cultura, José Edson dos Santos, frisa que a "Prainha" receberá uma iluminação especial. Também haverá tenda receptiva aos devotos e a secretaria erguerá uma fogueira, para que eles cumpram o ato de dar a volta ao entorno.

Nos siga no Google Notícias