ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Artistas ajudarão a elaborar plano de cultura da Capital

Redação | 03/07/2009 21:53

Representantes de diversos segmentos artísticos que atuam em Campo Grande se reuniram hoje com o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Athayde Nery, para discutir o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura. A reunião aconteceu no Armazém Cultural.

Os tópicos que nortearam as discussões foram apresentados pelo economista Wildes Ferreira, especialista em Gestão Pública. Os grupos de trabalho se dividiram em cinco temas: incentivo, proteção e valorização da cultura campo-grandense, economia da cultura, patrimônio cultural, formação e garantia de universalização do acesso à cultura e gestão pública e participativa da cultura.

Um dos principais objetivos do plano é planejar as ações culturais para Campo Grande nos próximos 10 anos. Conforme Athayde Nery, a Capital agora faz parte das cidades que se anteciparam em criar um programa como esse.

Artistas dos segmentos de teatro, música e artes plásticas levantaram as dificuldades, sugeriram soluções e meios para solucioná-las. Ao término da reunião, cada grupo ficou responsável em elaborar um relatório final, que será votado por todos amanhã, durante a plenária.

O processo de elaboração do plano teve início há dois meses e deverá ser concluído nos próximos dois meses. A etapa anterior ao encontro de hoje compreendeu a sensibilização da classe artística campo-grandense e o levantamento de informações de cada segmento.

Athayde esclareceu que o presidente da Câmara da Capital, vereador Paulo Siufi (PMDB), já se comprometeu em fazer uma audiência pública para discutir as diretrizes do plano, que será transformado em lei municipal.

Nos siga no Google Notícias