ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Artistas ajudarão a elaborar plano de cultura da Capital

Por Redação | 03/07/2009 21:53

Representantes de diversos segmentos artísticos que atuam em Campo Grande se reuniram hoje com o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Athayde Nery, para discutir o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura. A reunião aconteceu no Armazém Cultural.

Os tópicos que nortearam as discussões foram apresentados pelo economista Wildes Ferreira, especialista em Gestão Pública. Os grupos de trabalho se dividiram em cinco temas: incentivo, proteção e valorização da cultura campo-grandense, economia da cultura, patrimônio cultural, formação e garantia de universalização do acesso à cultura e gestão pública e participativa da cultura.

Um dos principais objetivos do plano é planejar as ações culturais para Campo Grande nos próximos 10 anos. Conforme Athayde Nery, a Capital agora faz parte das cidades que se anteciparam em criar um programa como esse.

Artistas dos segmentos de teatro, música e artes plásticas levantaram as dificuldades, sugeriram soluções e meios para solucioná-las. Ao término da reunião, cada grupo ficou responsável em elaborar um relatório final, que será votado por todos amanhã, durante a plenária.

O processo de elaboração do plano teve início há dois meses e deverá ser concluído nos próximos dois meses. A etapa anterior ao encontro de hoje compreendeu a sensibilização da classe artística campo-grandense e o levantamento de informações de cada segmento.

Athayde esclareceu que o presidente da Câmara da Capital, vereador Paulo Siufi (PMDB), já se comprometeu em fazer uma audiência pública para discutir as diretrizes do plano, que será transformado em lei municipal.