A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

16/04/2010 18:39

Atrações marcam Dia do Índio na aldeia urbana da Capital

Redação

Música, teatro e dança são as atrações que celebram o Dia do Índio (comemorado dia 19 de abril) durante a passagem do Caminhão da Cultura, neste final de semana, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. As atividades começam amanhã (sábado) e seguem até segunda.

Fazendo um chamamé com influências da cultura Guarani, a banda Estilo Terena abre as atrações no sábado. Formada pelos estudantes Janilson Vitor, Jessé Tomaz, Carlioney Cabrocha, Zenilton Antônio Raimundo, Carlinhos Antônio, Denivaldo Antônio e José Carlos Antônio, que vivem na Aldeia Morrinho, em Miranda, a banda canta na língua Guarani.

No domingo (18), a programação tem início com os talentos locais. O show fica por conta da banda Nação Nativa, formada em 2006 na Aldeia Cachoeirinha. Com Nivanilson Pereira (acordeom), Giudecio Muchacho (violão e voz), Rildo da Silva (violão e 2ª voz), Geovane Polidorio Canale (bateria), Gildeir Junior Muchacho Henrique (violão e acordeom), Ginaldo Muchacho Henrique (contrabaixo) e Acelino Victor (bateria), o grupo levará à aldeia sertanejo, chamamé e tradicionais polcas cantadas em guarani e espanhol.

Na segunda-feira (19) a programação tem início com a apresentação do espetáculo "Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno" do Teatro Imaginário Maracangalha. A peça narra a trajetória do líder indígena guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela cultura, terra e direitos dos povos indígenas.

Em seguida será apresentado o curta metragem "Beto Lima, o intérprete das flores", do cineasta Cândido Alberto da Fonseca.

Para fechar a noite a apresentação fica por conta do Grupo Expressão de Rua, que existe desde 2002 parceria entre a Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e Escolas Municipais de Campo Grande. Atualmente o grupo é formado por jovens de diferentes regiões de Campo Grande, antigos e atuais alunos da Escola Antonio José Paniago e dividido em duas formações: Expressão de Rua juvenil e Expressão de Rua Kids. Os jovens são dirigidos e coreografados por Marcos Mattos.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions