ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Centro Cultural faz inscrição ao curso Danças Circulares

Redação | 08/05/2008 22:56

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, está com inscrições abertas para o curso temporário de Danças Circulares dos Povos para iniciantes, direcionada a pessoas a partir dos 20 anos. As aulas começam no dia 14 de maio e serão sempre às nas quartas e sextas-feiras das 8h às 9h.A responsável é a terapeuta ocupacional, bailarina, focalizadora de danças circulares e professora de dança Franciella Cavalheri.

A oficina "Danças Circulares dos Povos pela Humanização da Comunidade", visa, segundo os organizadores, propor à sociedade técnicas e dinâmicas que possibilitem adquirir  conhecimento das danças, bem como utilizá-las como recurso cultural.O objetivo da oficina, ainda conforme os organizadores, é popularizar e estender os benefícios corporais e terapêuticos das Danças Circulares para a sociedade em geral, permitindo que estes trabalhem através da dança a psicomotricidade, consciência corporal, a busca do auto-conhecimento e a pluralização da cultura popular.

"A oficina é composta por dinâmica terapêutica de grupo com formação em roda para a execução de danças étnicas que atuam subjetivamente e de forma lúdica sobre os indivíduos. As coreografias permitem o acesso às informações inconscientes que, após serem trazidas para a consciência, auxiliam no desenvolvimento físico, psíquico e mental do individuo", relata Franciella.A base dessa modalidade de dança considera que a primeira formação do que o ser humano adotou para dinâmica grupal e social foi a roda. O círculo, para os que praticam a Dança Circular, é o espaço em branco no qual todos podem criar e se expressar em igualdade.

Histórico - O movimento denominado Danças Circulares nasceu a partir do bailarino e coreógrafo alemão Bernhard Wosien, que na década de 50 se propôs a pesquisar e vivenciar antigas rodas da Europa Oriental. Em suas pesquisas e experimentos, encontrou as antigas raízes da arte de religar o ser humano e propôs o re-estabelecimento da "meditação através da dança, como um caminho para dentro do silêncio".

As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 35,00. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h.

Nos siga no Google Notícias