ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SÁBADO  21    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Dia do Índio: filme 500 Almas será exibido em Corumbá

Redação | 10/04/2009 10:06

Em alusão ao Dia do Índio, 19 de abril, no dia 20, segunda-feira, será exibido no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer de Corumbá o filme 500 Almas, do cineasta Joel Pizzini.

O documentário discute o delicado processo de reconstrução da memória e da identidade dos índios Guató, tribo nômade dada como extinta. Num recenseamento realizado pelo Império no século 19, a tribo, do Pantanal, somavam 500 pessoas.

Hoje, o número permanece mais ou menos o mesmo, mas muitos deles estão aculturados, vivendo na periferia das cidades pantaneiras. O número dos que ainda falam a língua nativa não chega a trinta.

Nos siga no Google Notícias