ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Governo investe R$ 360 mil em projetos culturais

Redação | 12/01/2010 06:15

O Diário Oficial do Estado desta terça-feira traz dois extratos de convênios do governo do Estado para implantação de projetos culturais em comunidades, através dos pontos de cultura. Cada um terá investimento de R$ 180 mil.

Um deles é o "Curumins na Mata" com ações de arte e cultura voltadas a 10 mil moradores da região da Mata do Jacinto, incluindo bairros como Novos Estados e Jardim Veraneio. Eles receberão oficinas de teatro, teatro de bonecos, costura e customização de roupas para composição

de figurino de teatro popular, percussão e canto e apresentações gratuitas na feira livre local e em outros espaços que possibilitem trabalhar a improvisação dos atores, oferecendo entretenimento e opção de lazer ao público.

O outro projeto é a "Casa do pensamento Indígena -OVOKU ISSONEU KOPENOTI", com objetivo de fortalecer, documentar e difundir a cultura indígena e pantaneira através das novas tecnologias da comunicação

e das artes visuais.

Através deste projeto haverá ações culturais e educacionais com o objetivo de garantir o acesso ao conhecimento, a inclusão digital com a utilização das ferramentas do Software livre. A intenção é promover a reflexão e o debate de temáticas indígenas, sociais e ambientais, ampliando o dialogo das comunidades indígenas e não indígenas, diminuindo a desigualdade social, a violência e o preconceito que existem com a s famílias de baixa renda econômica e em desigualdade social na região.

Em outra frente, a intenção é promover a geração de emprego e renda

com a comercialização de vídeos, fotografias, peças artesanais e outras obras indígenas produzidas, ampliar as vendas por meio de capacitações, oficinas, exposições, atividades itinerantes e da 1.ª Mostra Yunakalu- Arte Cultura e conhecimento . O convênio tem vigência até 30 de Junho de 2011.

Nos siga no Google Notícias