ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Índias querem 'desfilar tradições' em concurso de beleza

Redação | 24/04/2009 16:16

Diferente de concursos de beleza onde o importante é conquistar o título de miss, as candidatas do 1º Beleza Indígena estão ansiosas para divulgar a cultura das aldeias. O diferencial do evento está presente desde os preparativos e deve seguir até o dia da escolha da mais bela índia do Estado.

Segundo a organização, o que vale maior pontuação no desfile é o traje típico, confeccionado pelas índias, segundo as tradições de cada aldeia. Além disso, as candidatas têm que saber a 'língua mãe' de sua etnia.

A índia Terena Valéria Figueiredo, de 18 anos, afirma que sua maior expectativa para o desfile de amanhã é ver o reconhecimento de sua cultura. Ela conta que participou de um concurso de beleza tradicional no ano passado, mas garante que esse é especial porque permite que ela mostre as tradições de seu povo.

"Eu quero mostrar as coisas boas da minha aldeia", conta a indígena que vive na aldeia Tereré, em Sidrolândia.

A índia terena Maria Aparecida Alcântara, de 18 anos, que vive na Aldeia Buriti, no município de Dois Irmãos do Buriti, participa pela primeira vez de um concurso de beleza e fala da importância de reforçar a tradição de seu povo. "Vou mostrar a minha origem, de onde eu vim", afirma.

Desfile - Amanhã às 16h, 17 garotas entre 14 e 24 anos irão desfilar no Parque Sóter para mostrar sua cultura e concorrer ao titulo de indígena mais bela do Estado. Entre as candidatas, estão indígenas das etnias terena, guató atkun, guarani-kaiowá e kadiwéu.

Para a coordenadora do projeto, índia terena Silvana Dias de Souza Albuquerque, de 33 anos, o concurso serve para valorizar a história e os costumes indígenas. "Não queremos mostrar só a beleza, mas a tradição. Por trás desse concurso está a nossa cultura", ressalta.

Ela conta que quando foi divulgar o projeto nas aldeias, até os caciques e os mais velhos ficaram empolgados com a idéia de expor a maneira como eles vivem. "Foi novidade para todo o mundo, e eles acharam muito bom", conta.

Nos siga no Google Notícias