A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

06/04/2018 16:12

Ação contra acidente de trabalho marcará final de campeonato estadual

Osvaldo Júnior

Ação de sensibilização quanto à segurança no trabalho marcará a final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol, neste domingo (dia 8). Gandulas, árbitros e crianças entrarão em campo vestindo camisetas do Programa Trabalho Seguro e com faixas sobre o assunto. A parceria foi firmada em março entre a Justiça do Trabalho e a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho), a iniciativa faz parte das ações do Movimento Abril Verde. Esse mês foi escolhido por ter duas datas importantes relativas ao problema: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Criado em 2014 pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, o Movimento Abril Verde objetiva reduzir a quantidade de acidentes de trabalho em todo o País. A ideia é mobilizar a sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho.

O número de mortes por acidentes de trabalho aumentou 72% em Mato Grosso do Sul, no ano passado, quando 38 óbitos foram registrados. Em 2016, foram 22. Os dados nacionais são ainda mais alarmantes. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, a cada quatro horas e meia uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho, no país.

As informações oficiais apontam, ainda, mais de 500 mil acidentes anuais, causando mais de 2 mil mortes por ano e retirando definitivamente do mundo do trabalho 37 trabalhadores por dia. Em Mato Grosso do Sul, 7.830 trabalhadores sofreram acidente de trabalho típico, de trajeto ou doenças ocupacionais em 2017 – quase 5% a mais que no ano anterior, quando foram notificados 7.475 casos.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions