ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

André recebe atletas que colocaram MS em quinto nas Paralímpiadas Escolares

Gabriel Neris e Paula Vitorino | 23/10/2012 14:47
André Puccinelli recebeu delegação sul-mato-grossense no auditório da governadoria (Foto: Paula Vitorino)
André Puccinelli recebeu delegação sul-mato-grossense no auditório da governadoria (Foto: Paula Vitorino)

O governador André Puccinelli (PMDB) recebeu na manhã desta terça-feira (23) no auditório da Governadoria, em Campo Grande, os participantes das Paralimpíadas Escolares, disputada em São Paulo. O Estado foi o quinto colocado na classsificação geral.

Mato Grosso do Sul teve 109 representantes no evento, nas modalidades de atletismo, bocha, natação, tênis de mesa, futebol 7 e judô. O melhor resultado foi da equipe de bocha, que foi campeã.

O time de futebol 7 ficou com a medalha de prata, enquanto o judô terminou em terceiro. Ao todo foram 59 medalhas conquistadas, sendo 31 de ouro, 18 pratas e 10 bronzes.

O chefe da deleção sul-mato-grossense, Levy Britto Coutinho, comemorou a posição alcançada em São Paulo, entretanto também cobra maior investimento. “Não só pelo poder público, mas também pela iniciativa privada. Estamos mantendo essa posição nos últimos cinco anos e esse ano teve aumento de medalhas”, comentou.

“Existe bom trabalho feito pelas equipes, mas por falta de dinheiro não existem equipes em muitas modalidades. Ainda falta incentivo para mostrar o esporte”, prosseguiu.

Coutinho diz que a principal dificuldade dos paratletas é a locomoção da casa onde moram até o local de treino. “Tudo isso dificulta, mais do que para um atleta comum”, completa.

O governador também manifestou alegria com os resultados obtidos na capital paulista. “Fiquei extremamente contente por eles. Quem é portador de deficiência sempre tem alguma limitação. Não sei se fosse comigo, se teria a mesma coragem. Eles já são vencedores e cabe a nós dar sempre incentivo”, discursou.

Os paratletas agradeceram ao incentivo, principalmente pelo deslocamento para São Paulo. Pela primeira vez, a delegação deixou de viajar de ônibus para ir de avião. De acordo com os competidores, o empurrãozinho ajudou a garantir bons resultados. “O avião está garantido até 2014”, afirmou Puccinelli.

Medalhistas – Integrante da equipe de futebol 7,Tiago Leonardo Rodrigues, de 17 anos, competiu pela primeira vez e foi escolhido destaque geral da modalidade. Ele diz que começou a treinar há cinco meses com o incentivo de um professor. “O resultado foi bom. Fiquei um pouco triste pela prata, seria bom se fosse o ouro”, comentou.

Otávio Mendes Ribeiro, de 15 anos, participou pela segunda vez da competição e ajudou a equipe de bocha a chegar à medalha de ouro. O adolescente revela que treina duas vezes por semana. Já são quatro anos praticamente a modalidade.

O jovem reclama da dificuldade em se deslocar aos treinos. “No próprio local, a rampa é muito grande e o piso irregular”, diz.

O canoísta paraplégico Rodrigo Figueiredo, de 30 anos, recebeu as passagens para participar do Campeonato Sul-Americano. O sul-mato-grossense está entre os seis representantes brasileiros.

Esta será a primeira oportunidade de Figueiredo na competição. Ele diz que será um passo importante para a carreira e que a canoagem praticamente não existia em Mato Grosso do Sul depois que começou a treinar.

“Os resultados estão vindo e servindo de incentivo para outras pessoas procurarem o esporte. A canoagem para mim é um estilo de vida”, comentou.

Nos siga no Google Notícias