ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Após três anos de paralisação, gincana esportiva Undokai volta no domingo

Disputas foram interrompidas por conta da pandemia de covid e retornam este ano com apoio do Governo do Estado

Ana Paula Chuva | 13/05/2022 13:05
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em uma das edições da gincana. (Foto: Divulgação | Fundesporte)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em uma das edições da gincana. (Foto: Divulgação | Fundesporte)

Com apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), o tradicional evento da comunidade nipo-brasileira campo-grandense, o Undokai, volta a ser realizado neste domingo (15). Esta é a 35ª edição da gincana, que foi interrompida por conta da pandemia de covid-19.

As disputas serão no clube de campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, que fica na Avenida Ministro João Arinos, 140, região do Bairro Cidade Jardim, em Campo Grande. O evento tem início às 8 horas com entrada gratuita.

Nesta edição, o evento inclui corridas, pesca de peixe e garrafas, caça ao tesouro, cabo de guerra e bola ao cesto. Ainda há tendas com comidas e produtos típicos japoneses. Para o presidente da AECNB, Nilson Tamotsu Aguena, a expectativa está alta após a paralisação do evento em razão do período crítico da pandemia da covid-19.

 “Como estamos há algum tempo sem realizar o evento, estamos bem otimistas. Se o tempo não atrapalhar, esperamos um público acima de duas mil pessoas, entre familiares, amigos e simpatizantes da cultura japonesa”, disse Nilson.

Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, a paralisação serviu para que a importância do evento seja lembrada. “É um espaço onde todos podem estar juntos e se divertir fraternalmente, lembrando dos antepassados que trouxeram essa tradição para nosso Estado”, declarou.

Em tradução livre, Undokai é uma reunião esportiva. A palavra surge da junção de “undô”, que significa esporte e movimento, e “kai”, traduzido como reunião. É um dia dedicado a aproximar amigos e familiares por meio do esporte e do lazer. Foi criado há cerca de 130 anos para ajudar a introduzir na cultura japonesa a Educação Física e os esportes ocidentais na escola.

Nos siga no Google Notícias