ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Após três anos de paralisação, gincana esportiva Undokai volta no domingo

Disputas foram interrompidas por conta da pandemia de covid e retornam este ano com apoio do Governo do Estado

Por Ana Paula Chuva | 13/05/2022 13:05
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em uma das edições da gincana. (Foto: Divulgação | Fundesporte)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em uma das edições da gincana. (Foto: Divulgação | Fundesporte)

Com apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), o tradicional evento da comunidade nipo-brasileira campo-grandense, o Undokai, volta a ser realizado neste domingo (15). Esta é a 35ª edição da gincana, que foi interrompida por conta da pandemia de covid-19.

As disputas serão no clube de campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, que fica na Avenida Ministro João Arinos, 140, região do Bairro Cidade Jardim, em Campo Grande. O evento tem início às 8 horas com entrada gratuita.

Nesta edição, o evento inclui corridas, pesca de peixe e garrafas, caça ao tesouro, cabo de guerra e bola ao cesto. Ainda há tendas com comidas e produtos típicos japoneses. Para o presidente da AECNB, Nilson Tamotsu Aguena, a expectativa está alta após a paralisação do evento em razão do período crítico da pandemia da covid-19.

 “Como estamos há algum tempo sem realizar o evento, estamos bem otimistas. Se o tempo não atrapalhar, esperamos um público acima de duas mil pessoas, entre familiares, amigos e simpatizantes da cultura japonesa”, disse Nilson.

Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, a paralisação serviu para que a importância do evento seja lembrada. “É um espaço onde todos podem estar juntos e se divertir fraternalmente, lembrando dos antepassados que trouxeram essa tradição para nosso Estado”, declarou.

Em tradução livre, Undokai é uma reunião esportiva. A palavra surge da junção de “undô”, que significa esporte e movimento, e “kai”, traduzido como reunião. É um dia dedicado a aproximar amigos e familiares por meio do esporte e do lazer. Foi criado há cerca de 130 anos para ajudar a introduzir na cultura japonesa a Educação Física e os esportes ocidentais na escola.

Nos siga no Google Notícias