ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Brasileirão de laço comprido começa com carro de R$ 60 mil como troféu

Paulo Nonato de Souza | 10/06/2017 12:25
Começaram neste sábado as disputas no Pista do Parque do Peão. Na quarta-feira entram em ação os melhores laçadores do Brasil (Foto: CLC/Divulgação)
Começaram neste sábado as disputas no Pista do Parque do Peão. Na quarta-feira entram em ação os melhores laçadores do Brasil (Foto: CLC/Divulgação)

Começou neste sábado, 10, a disputa da quinta edição do Campeonato Brasileiro de Laço Comprido, na arena do Parque do Peão, na saída para o distrito de Rochedinho, em Campo Grande, considerada a maior do Brasil. De hoje até o dia 18, domingo da próxima semana, a competição vai reunir os melhores laçadores representando seleções de todos os estados.

A disputa de Ranchort abriu a programação. É um torneio que lembra o sistema de apartação de bois no curral, com competidores nas categorias Aberta, Amador e Fraldinha. “Abrimos as atividades às 7h da manhã e vamos seguir pelo dia todo e também à noite”, comentou Abeldes Junior, diretor de esportes do CLC (Circuito de Laço Comprido), responsável pela realização do evento.

Com várias competições paralelas, a grande expectativa gira em torno do Brasileirão que entrará em cena a partir de quarta-feira com os cinco melhores da modalidade em cada estado, e já no primeiro dia põe em disputa uma caminhonete S10 Zero Km avaliada em R$ 60 mil. “Vamos ter muitas emoções na pista do Parque do Peão”, prevê Abeldes Junior.

Área do Parque do Peão, em Campo Grande, considerado o maior palco de laço comprido do Brasil (Foto: CLC/Divulgação)
Área do Parque do Peão, em Campo Grande, considerado o maior palco de laço comprido do Brasil (Foto: CLC/Divulgação)

Mato Grosso do Sul é o atual campeão brasileiro, por equipe, e será o estado a ser batido. A expectativa é de que terá grandes adversários na luta para tentar manter o título da competição que exige perfeita sintonia da parceria entre cavalo e laçador.

Com uma estrutura montada em 100 hectares, a 12 Km da área urbana de Campo Grande e à beira da rodovia MS-010, o Parque do Peão é considerado o principal palco coberto de laço comprido do Brasil.

O Laço Comprido - A prova é realizada em uma pista onde correm os laçadores e os bovinos, denominada cancha com um ponto demarcado chamado raia. O laçador deve arremessar seu laço antes de seu cavalo ultrapassar a marca de 100 metros. O competidor tem cerca de 30 metros para fechar a laçada em torno dos chifres do animal.

Laço comprido consiste em laçar o boi, que é solto à frente do competidor montado a cavalo. É conhecida com outros nomes como Tiro de Laço no Rio Grande do Sul, mas o nome mais popular é laço comprido. Desde o brete (compartimento que retém os cavalos) a competição já está valendo e o peão sendo avaliado.

O laçador deve segurar o cavalo no brete até a saída do boi. O cavalo não deve entrar antes. Se houver a saída antecipada do peão, há a penalização em dois pontos. Se a culpa for do cavalo, a punição chega a cinco pontos. Se o cavalo atropelar o boi também há punição, normalmente com a perda de 1 ponto.

A técnica da distância é um dos segredos do laço comprido, considerando que na primeira tentativa o boi já deve ser laçado nos dois chifres para não se soltar e evitar a perca de pontos. O peão deve manter a distância correta quando o boi estiver correndo. Pouco antes de laçar, o peão acelera e para logo em seguida para a laçada.

Nos siga no Google Notícias