ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Brasileirão terá no domingo inédita 'final' dentro da era dos pontos corridos

Ciro Campos | 19/02/2021 14:14
O Internacional tem a oportunidade, no domingo, de ganhar o campeonato se vencer o time do Flamengo no Rio de Janeiro.(Foto: Ricardo Duarte /Sport Club Internacional)
O Internacional tem a oportunidade, no domingo, de ganhar o campeonato se vencer o time do Flamengo no Rio de Janeiro.(Foto: Ricardo Duarte /Sport Club Internacional)

O jogo do próximo domingo entre Flamengo e Internacional, no Maracanã, pode representar uma ocasião inédita na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.

Pela primeira vez desde que o atual sistema de disputa foi aplicado, em 2003, um confronto direto entre os dois primeiros colocados pode definir o título.

A partida válida pela penúltima rodada vai decidir o campeão caso a equipe gaúcha vença. Qualquer outro resultado adia a briga para a rodada final, na próxima quinta-feira.

Os dois times se enfrentam separados por somente um ponto na tabela. A classificação agora aponta 69 a 68 para o Inter. Se a equipe ganhar, abre quatro pontos de vantagem e acaba com as chances do adversário.

O Flamengo, por sua vez, passará à frente do rival na classificação se vencer a partida. O empate vai manter o cenário atual, com um ponto de diferença, e permite que outros azarões continuem sonhando com o título, como Atlético-MG e São Paulo.

Em todas as edições do Campeonato Brasileiro, somente uma vez houve um confronto direto entre líderes em condições similares.

Em 2005, Corinthians e Inter disputavam o título e se enfrentaram em partida válida pela antepenúltima rodada. Porém, ao contrário da ocasião atual, naquela vez o jogo não tinha condições de definir matematicamente o campeão.

No encontro no Pacaembu o Corinthians liderava com três pontos de vantagem sobre o Inter e poderia abrir uma folga de seis pontos. Se vencesse, precisaria apenas de um empate nas duas rodadas finais para ficar com o título.

A partida terminou empatada por 1 a 1 e é sempre lembrada até hoje por uma polêmica na arbitragem em um lance de possível pênalti do goleiro corintiano Fábio Costa no meia Tinga. O lance não foi marcado.

Historicamente, a era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro não costumou ter nas rodadas finais o encontro entre o time campeão e o respectivo vice. Todos os jogos que definiram o título foram em compromissos seguintes.

O mesmo pode se repetir neste 2020, desde que o Inter não vença o Flamengo. Na rodada final, a equipe gaúcha vai receber o Corinthians, no Beira-Rio, e a equipe carioca enfrenta o São Paulo, no Morumbi.

Nos siga no Google Notícias