ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Brinquedo da infância virou esporte na vida adulta e paixão compartilhada

Amanda Bogo | 18/09/2016 16:31
Botonistas usam a loja para treinar e participar de competições (Foto: Reprodução/ Facebook)
Botonistas usam a loja para treinar e participar de competições (Foto: Reprodução/ Facebook)

Popularmente conhecida como futebol de botão, a brincadeira cativou gerações de crianças que cresceram na época em que se brincava na rua de bolinha de gude, pião, entre outras atividades que acabaram esquecidas com o passar dos anos e o avanço da tecnologia. 

Na década de 80, o futebol de botão foi reconhecido como modalidade esportiva pelo Ministério do Esporte, e ganhou a nomenclatura de Futebol de Mesa. Em 2012, surgiu a Fefumems (Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul), que tem o objetivo de reunir aficionados pelo esporte e organizar campeonatos, como a 4ª etapa do Torneio Aryzão 2016, que aconteceu na loja que o grupo cuida no shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, no sábado (17). 

A brincadeira que virou esporte e paixão surgiu na vida de Hélder Rafael Nunes, vice-presidente da Fefumems, na infância, quando ainda morava em Porto Alegre. “Eu tinha botões de plástico e mesas pequenas. Quando mudei para Campo Grande, fiquei sem jogar uns 10, 15 anos. Em 2011 decidi criar um blog para voltar a jogar e ver se começava a aparecer gente, e começou”, contou.

Hélder, de camiseta branca, ao lado de Cláudio Júnior, Os dois fizeram o primeiro jogo da noite (Foto: Reprodução/ Facebook)
Hélder, de camiseta branca, ao lado de Cláudio Júnior, Os dois fizeram o primeiro jogo da noite (Foto: Reprodução/ Facebook)

Foi então que Hélder conheceu outros botonistas que, juntos, formaram a federação. “Conheci um grupo que jogava na Embrapa de maneira organizada, e isso foi somando até desaguar em uma federação”, explicou.

Mesmo com a tecnologia, as crianças aprendem a jogar o futebol de mesa,sempre acompanhadas dos pais que tentam compartilhar a paixão para os pequenos como uma forma de repassar uma tradição. “Dá gosto de ver uma criança e um adolescente conhecendo o esporte”, desabafou Hélder.

Desde 2015, após um campeonato realizado no ano anterior em um shopping da Capital e que fez sucesso entre as pessoas que acompanharam, a federação ganhou uma loja. Mas o espaço não existe com o objetivo comercial. “A concorrência com o videogame é muito grande, e esse é um dos principais objetivos da loja. Porque senão, quem vai continuar jogando? Temos que garantir”, disse sobre divulgar o futebol de mesa. 

Espaço aberto recentemente em um shopping da Capital não existe com o objetivo comercial. (Foto: Arquivo Pessoal/Hélder Rafael)
Espaço aberto recentemente em um shopping da Capital não existe com o objetivo comercial. (Foto: Arquivo Pessoal/Hélder Rafael)

No sábado foi realizada a 4ª etapa do Torneio Aryzão 2016, competição que foi criada para homenagear Ary Novaes, um apaixonado por futebol de mesa que faleceu em 2015. “Foi batizado em homenagem a um dos jogadores mais idosos do grupo e que era apaixonado pelo esporte. Ele criava os próprios botões em casa, e era a inspiração de todos”.

A lista com a pontuação dos botonistas pode ser acessada no site da federação. Para quem quiser conhecer o espaço, a Fefumems abre as portas da loja uma vez por semana, sempre na sexta-feira às 18 horas, horário no qual os atletas se reúnem para fazer os treinos.

Nos siga no Google Notícias