A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

17/03/2012 14:15

Caça-talentos: seletiva escolhe futuros ginastas em Campo Grande

Paula Vitorino

Seletiva vai até às 17h. Inscrições são gratuitas

Teste de força é uma das atividades realizadas pelos participantes. Pais observam do lado de fora. (Fotos: Marlon Ganassin)Teste de força é uma das atividades realizadas pelos participantes. Pais observam do lado de fora. (Fotos: Marlon Ganassin)

Com o objetivo de reunir crianças que sonham com o futuro de atleta e caçar novos talentos para a equipe de competição, o CEFAT (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Técnico de Atletas) de Campo Grande realiza seletiva neste sábado (17).

Cerca de 60 pequenos talentos passaram pela seletiva nesta manhã e, ao todo, são esperadas 120 inscrições até o final da tarde.

A coordenadora do CEFAT, Rose Rocha, explica que a ação funciona como um caça-talentos, com o objetivo de encontrar crianças com qualidades físicas naturais para a modalidade de ginástica artística.

Podem participar meninos e meninas entre 5 e 8 anos. Brincando, as crianças realizam atividades para testar a flexibilidade, força, explosão e velocidade, além de serem medidas e pesadas. O circuito todo é feito em 40 minutos, em média.

Rose ressalta que os participantes não precisam ter nenhuma formação técnica. “Eles vão brincar de correr, de saltar e, dessa forma, vão mostrar suas qualidades natas e que podem revelar um futuro talento”, diz.

Torcida - Enquanto as crianças realizam o circuito de atividades, os pais observam tudo e torcem do lado de fora.

“Sobrenome de atleta (lembrando da ginasta Daniele Hypolito) ela já tem”, diz o pai Clayton Garcia Rojas, de 36 anos, enquanto torce pela filha Lyncktti Dafne dos Santos, de 6 anos.

Ele conta que a menina já gosta de brincar de ginasta em casa e quando ficou sabendo da seletiva achou que seria uma oportunidade da menina testar seus talentos.

“Quem sabe descobre um talento. E esporte é sempre bom, tanto para crescimento, desenvoltura e saúde”, frisa.

Já o pai Jean Carlos Fernandes, de 42 anos, diz que ficou sabendo da seletiva por recado da escola e torce para o melhor resultado da filha Luisa, de 6 anos.

“Ela é entusiasmada com o esporte. Começou fazendo ballet na escola e eu apoio porque esporte só faz bem”, diz.

As duas candidatas a futura ginasta realizam o circuito com a alegria de quem brinca de pega-pega. “Não achei nada difícil”, diz Dafne. Luisa concorda e ainda acrescenta que quer ser ginasta quando crescer.

Luana é uma das integrantes da equipe de competição de Campo Grande. Luana é uma das integrantes da equipe de competição de Campo Grande.

Dedicação - Acompanhando a seletiva dos novos talentos, a ginasta Luana Lupifieri, de 11 anos, é uma prova da importância do trabalho de caça-talentos.

Quando tinha 5 anos, Luana foi selecionada em uma seletiva do CEFAT e hoje é uma das sete atletas da equipe de competidores de Campo Grande.

“Minha viu a propagando e me trouxe. Eu nem sabia o que era ginástica, mas comecei a fazer e gostei”, conta.

Luana ganhou o 1º lugar em competição na modalidade infantil, em Porto Alegre, no ano passado. Mas a jovem atleta ressalta que a rotina de treinamentos diários não é mole para conseguir bons resultados.

De segunda à sábado, Luana treina 4 horas por dia. Além dos treinos, ela garante que cuida da alimentação e evita comer bobeiras durante a semana, como chocolate e refrigerante.

“É cansativo, mas eu gosto”, afirma. Ela sonha em ir para as Olimpíadas e ser professora de ginástica.

Futuro - A coordenadora do projeto ressalta que Campo Grande tem muitos talentos, tanto de atletas, como treinadores, mas precisa de infra-estrutura para colocar a Capital no cenário nacional e internacional de competições.

“Nosso limite de idade para treinamento é até 12 anos, mas só acima dos 15 pode participar do Panamericano. Perdemos muitos atletas todos os anos porque não tem mais como treinar aqui e acabam indo para outros estados, mas sem a estrutura da família é difícil para uma criança continuar os treinamentos”, frisa.

Um projeto para aumentar a infra-estrutura do ginásio do projeto, construído em parceria com projeto da Caixa Econômica Federal na UFMS, já foi encaminhado para a Fundação de Esportes da Capital.

O presidente da Funesp, Carlos Alberto Assis, informou que ainda não existe projeto e orçamento pronto, mas que a iniciativa é uma das prioridades e as obras podem começar ainda esse ano.

“Temos uma boa equipe aqui e chegamos em um patamar que precisamos evoluir e para isso precisamos de uma infra-estrutura melhor para não perdermos atletas”, frisa.

Aulas - Além da turma voltada para competição, as crianças que gostam do esporte podem participar das aulas normais e depois passar para a equipe de rendimento.

As inscrições podem ser feitas durante todo o ano, com o custo de R$ 10 mensal. As crianças de 5 à 8 anos participam de atividades preparatórias para competição, com três aulas semanais. A partir dos 9 anos os alunos começam a participar de competições, treinando seis dias por semana.

A seletiva acontece até às 17h deste sábado, no Cefat - avenida Calógeras, 447, ao lado da escola municipal Bernardo Franco Baís. A inscrição é gratuita. Mais informações pelo telefone: 3314-5814.



Bom Dia,
Sra. Adalgisa,
Leva a sua filha la no CEFAT(Av. Calogeras, ao lado da Escola Bernardo Franco Bais), e fala com o Profº João Luis, ou alguém da coordenação, que eles vão te dar uma orientação de como proceder. Talento assim, não podemos desperdiçar. Campo Grande precisa, já que perdemos 04 atletas para o Rio de Janeiro.
 
LECY ANNA DA CUNHA ALVES em 19/03/2012 09:58:22
Gente perdi, simplesmente perdi, tenho q arrumar uma forma de por minha filha na ginastica, passa o dia se contorcendo,possui uma elasticidade fora do comum, alguém poderia me ajudar a coloca-´la na ginastica é o sonho dela, hoje passou o dia querendo ligar para uma academia a giro livre, eu não vi a matéria, por favor me deem uma resposta.
 
Adalgisa Aparecida de Oliveira em 17/03/2012 11:53:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions