ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

Campeã mundial de basquete, Ruth de Souza morre de covid em MS

A ex-pivô estava internada desde o final de março em Três Lagoas, e lutava contra complicações da covid-19

Clayton Neves | 13/04/2021 10:49
Ruth morreu na manhã desta terça-feira (13), em Três Lagoas, onde morava coma família. (Foto: Fundesporte)
Ruth morreu na manhã desta terça-feira (13), em Três Lagoas, onde morava coma família. (Foto: Fundesporte)

Campeã mundial de basquete em 1994, Ruth Roberta de Souza, morreu na manhã desta terça-feira (13) aos 52 anos. A ex-pivô estava internada desde o final de março em Três Lagoas, e lutava contra complicações da covid-19.

“Rutão”, como carinhosamente era chamada, construiu tragetória de sucesso no esporte. Em 1991 jogou pela seleção brasileira de basquete os Jogos Pan-Americanos de Havana. Na ocasião, recebeu medalha das mãos do então presidente de Cuba, Fidel Castro.

No ano seguinte, disputou os Jogos Olímpicos de Verão, em Barcelona, e foi campeã mundial com a seleção brasileira em 1994, na Austrália.

Jogadora recebendo medalha de Fidel Castro, em 1991. (Foto: Arquivo Pessoal)
Jogadora recebendo medalha de Fidel Castro, em 1991. (Foto: Arquivo Pessoal)


Após se destacar e conquistar vitórias, Ruth voltou para Mato Grosso do Sul  onde trabalhou como técnica de basquete em Três Lagoas, integrando o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Esporte. Em 2019, foi embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, com papel fundamental na motivação e inspiração de diversos atletas.

Desde que foi internada, familiares usavam as redes sociais da atleta para atualizar amigos e torcedores sobre o estado de saúde. No dia 29 de março uma sobrinha infomou que ela havia sido tarnsferida para a UTI do hospital onde estava internada. Com os pulmões bastante comprometidos, "Rutão" precisou ser intubada no dia 2 de abril.

Segundo a família, a ex-atleta tinha diabetes e problemas nos rins. O quadro se agravou e ela não resistiu. "Agradecemos as orações. Agora ela descansou", diz última publicação da família.

Em nota a Confederação Nacional de Basquete lamentou a perda e se referiu a ex-pivô como uma guerreira. "Ruth deixa um exemplo de como é possível combater o bom combate, ser firme, raçuda em quadra, defender as cores do Brasil, mas sem perder o Fair Play", diz o texto.

Nas redes sociais, diversas atletas e companheiras de “Rutão” dos tempos de quadra prestaram homenagens. Hortência, Magic Paula, Janeth Arcain e Miguel Ângelo da luz foram alguns dos que publicaram mensagens.

“O Basquete está triste. O que temos a fazer é agradecer  o que ela fez pelo basquete feminino”, disse Hortência. “E é com essa memória dela, sorriso lindo, inigualável, que queremos agora deixar registrado em nossa mente”, acrescentou Helen Luz.

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, onde Ruth trabalhou os últimos anos também prestou homenagens. “Neste momento de extrema dor, toda a equipe de servidores da Fundesporte solidariza-se e manifesta apoio à família, colegas e amigos, com os mais sinceros sentimentos. Ruth Roberta de Souza deixará muitas saudades e será sempre lembrada, com muito carinho, por sua importante contribuição à Educação Física e ao desporto sul-mato-grossense e brasileiro”,

Nos siga no Google Notícias