ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Clubes lamentam volta da proibição da venda de cerveja no Morenão

Paulo Nonato de Souza | 13/02/2017 18:18
Na proibição do MPE, em 2014, o Campo Grande News constatou venda normal de cerveja no Morenão (Foto: Helton Verão)
Na proibição do MPE, em 2014, o Campo Grande News constatou venda normal de cerveja no Morenão (Foto: Helton Verão)

A polêmica sobre a venda de bebida alcoolica nas praças esportivas sul-mato-grossenses voltou à tona esta semana, menos de um mês após a reabertura do Estádio Morenão. A comercialização de cerveja nos estádios é vetada desde 2010, quando o veto foi incluído no Estatuto do Torcedor, mas a tensão em torno da a proibição em Mato Grosso do Sul se arrasta desde 2014, quando o MPE (Ministério Público Estadual) exigiu o cumprimento da medida para evitar clima de violência entre os torcedores.

No sábado, enquanto o Comercial se preparava para enfrentar o Clube União/ABC, no Estádio Morenão, o diretor de futebol do clube, Paulo Sérgio Telles, revelou a reedição da proibição e também sua preocupação com o efeito da medida nas bilheterias.

“O Ministério Público determina que está proibida a venda de cervejas nos jogos dos times profissionais de Campo Grande”, declarou. “Para realizar uma partida de futebol profissional no Morenão o time já entra com uma despesa fixa de R$ 10 mil, e agora não pode sequer vender cerveja no estádio nem cobrar estacionamento para diminuir o prejuízo”, lamentou.

Na opinião do presidente do Operário, Estevão Petrallás, a proibição é excesso de zelo por parte das autoridades.

“Isso é preciosismo. Quando se fala em bebida alcoolica é evidente que estamos falando de cerveja, porque é o que se vende em estádios, e não há constatação de que o torcedor se embriaga no estádio”, declarou Petrallás.

Segundo ele, é estranho retomar essa discussão de proibição justamente no momento em que o futebol local colhe os frutos da reabertura do Morenão, que estava interditado pelo próprio MPE desde 2014.

“Queira ou não a venda de cerveja é um fator determinante para a volta do torcedor, e o que resta ao Operário é brigar pelos seus direitos e pela comodidade mínima do torcedor”, declarou.

LEI APROVADA NA CÂMARA LIBERA - Para a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), o Ministério Público Estadual não está levando em conta que a Constituição Federal permite aos municípios administrar suas questões.

Nesta segunda-feira, o assessor especial da presidência da entidade, Orlando Silvestre, encaminhou ao Campo Grande News uma cópia da lei promulgada pela Câmara Municipal de Campo Grande e publicada no Diário Oficial do município no dia 30 de maio de 2016, autorizando a venda de bebida alcoolica nas praças esportivas da Capital.

Veja o que diz a lei promulgada pelo presidente da Câmarsa Municipal de Campo Grande, vereador João Rocha (PSDB) em 24 de maio de 2016:

“Fica liberada a comercialização e o consumo de bebida alcoolica nos estádios de futebol localizados no município de Campo Grande, desde a abertura dos portões para o acesso ao público, até o final da partida, desde que servida em copos plásticos com os seguintes dizeres: “bebida e direção não combinam”ou “se beber não dirija”.

“Resta à Câmara Municipal exigir o cumprimento da sua lei, a lei que ela mesma aprovou e promulgou”, disse Orlando Silvestre.

Nos siga no Google Notícias