A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

29/10/2014 17:35

Com jogos, estudantes resgatam felicidade e dão exemplo de superação

Michel Faustino
Bocha adaptada é uma das seis modalidades da competição. (Foto: Marcelo Calazans)Bocha adaptada é uma das seis modalidades da competição. (Foto: Marcelo Calazans)
Comerciante acredita que houve uma melhora no comportamento de seu filho depois de iniciar no esporte. (Foto: Marcelo Calazans)Comerciante acredita que houve uma melhora no comportamento de seu filho depois de iniciar no esporte. (Foto: Marcelo Calazans)

O primeiro dia de competições da 7ª edição dos Jogos Paradesportivos da Reme (Rede Municipal de Educação) que teve inicio nesta quarta-feira (29), foi marcado pela demonstração de esforço e superação.

Na manhã de hoje já houveram disputas no mini-futsal, e durante a tarde foram realizadas às disputas na bocha adaptada para competidores com paralisia cerebral, e damas, no ginásio de esportes do Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho.

A comerciante Sal Viana, 35 anos, esteve na tarde de hoje no ginásio para acompanhar o desempenho do filho Nicholas, de apenas 12 anos, que participa pela primeira vez dos jogos, competindo na bocha adaptada. “Ele está muito feliz e ficou muito empolgado de estar aqui”, disse.

Segundo ela, a pratica do esporte auxilou o seu filho nos estudos e principalmente no convívio com outras crianças.

“Depois que ele começou a jogar eu senti que ele está com um comportamento melhor. Antes ele ficava debilitado, ficava nervoso e triste. Hoje ele é mais desenvolto, esperto e se dá melhor com as outras crianças”, disse.

Conforme o professor Silas Silvestre, a pratica esportiva entre os alunos que possuem alguma debilidade contribui muito no desenvolvimento, principalmente dos mais jovens.

Professor trabalha pratica da bocha adaptada com três alunos e diz que esporte contribui no desenvolvimento. (Foto: Marcelo Calazans)Professor trabalha pratica da bocha adaptada com três alunos e diz que esporte contribui no desenvolvimento. (Foto: Marcelo Calazans)

Segundo o professor, o trabalho que vem desenvolvendo junto aos alunos da escola municipal consulesa margarida maksoud trad, no Estrela Dalva, é reflexo disso.

“Lá na escola temos três alunos com paralisia cerebral que praticam o esporte. E visivelmente a pratica ajudou na evolução deles”, disse.

Disputa - As disputas na modalidade são feitas em quatro classes BC1, BC2, BC3 e BC4, que são determinadas conforme o grau de debilidade do competidor.

Na classe BC1, ficam os atletas que precisam de auxílio para posicionar suas cadeiras de rodas e também é permitido a função de entregar a bola para o jogador.

Na BC2, os atletas que podem movimentar suas cadeiras sem auxílio.

Na BC3 ficam os atletas com lesões graves, que precisam de equipamentos ou assistentes para se locomoverem.

Já na BC4 estão atletas com lesões graves, mas que não precisam de assistência.

Jogos - A 7ª edição do Jopares ( Jogos Paradesportivos da Rede Municipal de Ensino) começou nesta quarta-feira e vai até a sexta-feira (31), com disputas em seis modalidades: bocha adaptada, atletismo, mini-futsal, tênis de mesa, polybat e damas. Aproximadamente 1,1 mil alunos de 45 unidades escolares municipais participam do evento.

Programação -  Dia: 29/10 quarta- feira Bocha Adaptada, Mini Futsal e Dama Horário: 8h as 16h Local: Parque Ayrton Senna Dia: 30/10 quinta-feira Polybat e Tênis de Mesa Horário: 8h as 16h Local: Parque Ayrton Senna Dia: 31/10 sexta-feira Atletismo Horário: 8h as 17h Local: Centro Olímpico da Vila Nasser.

Competidor na categoria BC3 que utiliza de um calheiro para jogar a bola. (Foto: Marcelo Calazans)Competidor na categoria BC3 que utiliza de um "calheiro" para jogar a bola. (Foto: Marcelo Calazans)
Competição que começou hoje vai até sexta-feira. (Foto: Marcelo Calazans)Competição que começou hoje vai até sexta-feira. (Foto: Marcelo Calazans)
MS volta de Seletiva Sub-18 em RS com 3 medalhas de ouro e uma de prata
Os judocas de Mato Grosso do Sul que foram para Porto Alegre (RS) disputar a Seletiva Nacional Sub-18, competição que vale para o ranking de 2018, vo...
Sul-mato-grossenses conquistam medalhas no Brasileiro e Torneio Open
Dois nadadores sul-mato-grossenses conquistaram várias medalhas no Campeonato Brasileiro Senior de Natação e do Torneio Open CBDA - Correios, disputa...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions