ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Esportes

Comercial se prepara para disputar Brasileiro A2 de futebol feminino

Colorado enfrentará time do Maranhão fora de casa. Será a única oportunidade para continuar na competição

Gabriel Neris | 13/03/2018 15:00
Elenco feminino do Comercial se prepara para competição nacional neste mês (Fotos: Saul Schramm)
Elenco feminino do Comercial se prepara para competição nacional neste mês (Fotos: Saul Schramm)

O Comercial é o representante de Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro A2 de futebol feminino, a segunda divisão da competição. E fará no dia 24 deste mês a sua estreia contra o Sampaio Corrêa (MA), em São Luís.

Porém, a partida é de mata-mata e não tem jogo de volta, conforme o regulamento divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Ou seja, o Colorado já voltará da capital maranhense classificado ou eliminado.

Para vencer, o time está trabalhando junto desde o dia 8 de fevereiro. Segundo a técnica Romilda Campos, o elenco é formada por 22 jogadoras, que enfrentam todos os dias as dificuldades pela falta de apoio ao futebol, principalmente feminino. “Estamos numa competição dessa e quase não tem apoio, de patrocinadores, temos taxas para pagar na Federação [Estadual de Futebol], na CBF [Confederação Brasileira de Futebol]”, diz a treinadora.

As dificuldades impostas são das mais variadas, como dormitório para as atletas de fora do Estado, vale-transporte para que possam treinar, entre outros. “Muitas não têm condições, a gente faz o possível para tirar do bolso”.

Técnica Romilda Campos concilia função como monitora de projeto para comandar equipe
Técnica Romilda Campos concilia função como monitora de projeto para comandar equipe

O time ainda prevê fazer jogos amistosos antes da partida decisiva na competição. As meninas precisam de ritmo de jogo e também acostumar a treinar em campos de tamanho oficial, para que não sofram atuando no estádio Castelão. Atualmente, o time treina na praça esportiva Elias Gadia e utiliza o campo disponível do bairro Oliveira, que tem dimensões maiores.

Além de treinadora do time feminino, Romilda também é monitora do projeto Escola Pública de Futebol, trabalhando com meninas atendidas no núcleo do Elias Gadia, no bairro Taveirópolis. Além de conciliar as funções, a treinadora aproveita a oportunidade para treinar as meninas que irão disputar a competição nacional.

O Comercial chegou ao Brasileiro A2 ao vencer o Campeonato Estadual da categoria no fim do ano passado. O Colorado foi campeão com 100% de aproveitamento, com três vitórias e direito a goleada por 10 a 0 sobre o Náutico.

A fase preliminar do Brasileiro A2 conta com 26 partidas. Treze avançam para a primeira fase e se únem a Grêmio, Vitória e XV de Piracicaba (SP). Os 16 clubes serão divididos em dois grupos de oito times cada. Os times de cada grupo se enfrentarão em turno único. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais, que será disputada em dois jogos, assim como a final. As partidas finais estão marcadas para os dias 8 e 11 de julho.

Nos siga no Google Notícias