Eleição da CBF: Samir Xaud será único candidato à sucessão de Ednaldo Rodrigues
Samir Xaud é de Roiraima e tem o apoio de 25 federações de futebol e de dez clubes das Séries A e B
O prazo para registro de chapas para a eleição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se encerrou nessa terça-feira (20) e somente um candidato conseguiu o apoio necessário para tentar a presidência. Samir Xaud, ligado a FRF (Federação Roraimense de Futebol), deve ser eleito no próximo domingo (25). Ele conta com apoio de 25 federações (incluindo a FFMS - Federação de futebol de Mato Grosso do Sul).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Além disso, dez clubes apoiam Samir. Da primeira divisão do futebol masculino (com peso 2) tem Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Vasco. Da segunda divisão, apoiam Amazonas, CRB, Paysandu, Remo e Volta Redonda.
A votação do próximo domingo (25), às 9h30 (de MS), e também definirá os integrantes do conselho fiscal. O exercídio do mandato será o quadriênio 2025/2029. A única chapa subscrita foi a “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, que tem Samir Xaud como candidato a presidente, ao lado dos seguintes candidatos a vice-presidentes:
- Ednailson Leite Rozenha
- Fernando José Macieira Sarney
- Flavio Diz Zveiter
- Gustavo Dias Henrique
- José Ivanildo da Silva
- Michelle Ramalho Cardoso
- Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul
- Rubens Renato Angelotti
Quem é Samir Xaud? - Samir de Araújo Xaud, nascido em 25 de fevereiro de 1984 em Boa Vista, Roraima, é médico, empresário e dirigente esportivo. Especializado em infectologia e medicina esportiva, formou-se pela Universidade Nilton Lins (AM) e pela Universidade Federal de Roraima. Atuou como diretor do Hospital Geral de Roraima e é proprietário de um centro de treinamento multiesportivo. Folha BV+1Roraima na Rede+1
No futebol, iniciou sua carreira como goleiro profissional do Atlético Roraima no início dos anos 2000, encerrando-a para se dedicar aos estudos. Desde 2023, atua como gestor da FRF (Federação Roraimense de Futebol).
Em 15 de janeiro de 2025, foi eleito por aclamação presidente da FRF para o quadriênio 2027-2031, sucedendo seu pai, Zeca Xaud, que liderou a entidade por cerca de 50 anos. Na política, foi candidato a deputado estadual pelo PV em 2018, tendo a candidatura indeferida, e a deputado federal pelo MDB em 2022, obtendo 4.816 votos e ficando como primeiro suplente da sigla em Roraima.
Em maio de 2025, registrou candidatura única à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com apoio de 25 das 27 federações estaduais e de 10 clubes das Séries A e B. Sua eleição está prevista para o próximo domingo, 25 de maio.
Samir Xaud é filho de Zeca Xaud, presidente da FRF por cerca de 50 anos, e de Ilma Xaud, ex-secretária de Educação e ex-vice-reitora da Universidade Estadual de Roraima. É casado e pai de três filhos. A FRF é a 24ª na ranking das federações da CBF. Ela está a frente de Mato Grosso do Sul, que é a 26ª.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.