ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Presidente afastado da CBF recorre ao Supremo para barrar novas eleições

Tal como Cezário, Ednaldo Rodrigues alega integridade e constitucionalidade no comando do futebol

Por Gustavo Bonotto | 16/05/2025 23:23
Presidente afastado da CBF recorre ao Supremo para barrar novas eleições
Ednaldo Rodrigues, durante coletiva à imprensa. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Tal como Cezário em Mato Grosso do Sul, o presidente afastado da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta sexta-feira (16) que suspenda as eleições marcadas para a entidade.

O pedido busca interromper o processo eleitoral após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro destituir Rodrigues do cargo, ao considerar inválida a assinatura do ex-vice-presidente Coronel Nunes no acordo homologado pelo STF no início de 2025.

O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do TJ-RJ, determinou a saída de Ednaldo na quarta (15) com base na suspeita de que a assinatura de Nunes não foi feita de forma livre, pois ele apresentava déficits cognitivos causados por câncer no cérebro diagnosticado em 2018.

A defesa de Ednaldo argumenta que o pedido no STF é necessário para preservar a autoridade das decisões da Corte, manter o controle de constitucionalidade e proteger a estabilidade institucional da CBF.

O acordo que sustentou a permanência de Rodrigues até 2026 encerrou disputa judicial iniciada em 2017, envolvendo o Ministério Público do Rio de Janeiro e as regras eleitorais da entidade.

Após a decisão do Tribunal, o vice-presidente Fernando Sarney assumiu a intervenção na CBF, tomou posse e anunciou que convocará novas eleições o mais rápido possível. Ele afirmou que a situação política não deve afetar a contratação do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, anunciada no começo da semana.

O STF ainda não definiu data para julgar o pedido de Ednaldo. Enquanto isso, a CBF permanece sob intervenção de Fernando Sarney, que busca realizar um processo eleitoral "rápido e transparente".

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias