ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Esportes

Em Londres, campo-grandense "chora" exclusão da Copa

Redação | 26/02/2010 09:51

Diz o ditado que não devemos chorar pelo leite derramado, mas é dificil não lamentar o fato de Campo Grande não ter sido aprovada pela FIFA como sede da Copa do Mundo de 2014, especialmente quando temos a oportunidade de conhecer a realização de um projeto baseado no legado que uma competição como a Copa pode deixar para uma cidade.

O bairro de Stratford na zona Leste de Londres, uma das áreas mais carentes da capital inglesa, está passando por uma grande transformação. Lá, o governo britânico está investindo 8 bilhões de libras (R$ 23 bi) de dinheiro público no projeto batizado de "Legado dos Jogos Olimpicos de 2012", que significa aproveitar as Olimpíadas para regenerar uma área abandonada, criando uma comunidade auto-sustentável com toda a infraestrutura existente nas outras áreas da cidade.

Por conta dos Jogos, Stratford já vive uma nova realidade. Segundo Livio Araujo de Castro, um campo-grandense radicado em Londres há 15 anos, até 2008 o bairro tinha um cenario de indústrias abandonadas, lixões e conjuntos habitacionais precarios em uma região pantanosa. "Viver aqui era pior do que viver no Aero Rancho. Com os Jogos aos poucos a área foi sendo limpa. O bairro era uma vergonha londrina. Hoje já está habitável. Até os passarinhos voltaram", comentou.

Por isso, o projeto Londres-2012 foi batizado de "legado". Logo que os Jogos forem encerrados, o bairro de Stratford vai oferecer outra realidade aos moradores locais, com um novo parque, novas moradias, linhas modernas de transportes e centros esportivos de primeira qualidade.

Tal como a Copa do Mundo, os Jogos Olimpicos tambem podem transformar nao apenas um bairro, mas uma cidade, um estado e um pais.

Nos siga no Google Notícias