Entre natureza e adrenalina, Jogos Radicais Urbanos reúne 700 atletas
A competição inclui provas de stand up paddle, mountain bike e trilhas em Campo Grande

A natureza de Campo Grande se une à adrenalina dos esportes de aventura na segunda edição dos Jogos Radicais Urbanos, que acontece neste fim de semana e reúne 700 atletas. O sábado é marcado por provas de stand up paddle no lago do Parque das Nações, que vão definir o campeão brasileiro na modalidade.
Vindo de Itacaré (Bahia), Celson Moraes Medina, 31 anos, conta que praticava surfe e treina há dois anos. Ele lidera o campeonato baiano e, no brasileiro, ocupa o oitavo lugar. Celson já tinha vindo a Mato Grosso do Sul para visitar parentes, mas ainda não conhecia Campo Grande. “Gostei bastante do parque”, diz, comentando também que achou a Capital com ar de interior, principalmente por não ter muita gente na rua. “Deve ser porque não tem praia”, diz.
- Leia Também
- Fim de semana com Jogos Radicais, Comerário e estadual de volêi
- Inscrições dos Jogos Radicais Urbanos terminam nesta segunda
Segundo melhor do mundo, Guilherme dos Reis, 20 anos, veio de Ilhabela (São Paulo). Ele treina há seis anos. “No mar é mais difícil por conta das ondas. Aqui, se tiver dificuldade, vai ser por conta do vento, não pode sair da raia”, diz. Ele já foi quatro vezes campeão brasileiro.
O lago foi dividido em seis raias de 200 metros. O atleta deve ficar em pé numa prancha e utilizar um remo para se deslocar pela água. A competição ainda inclui provas de mountain bike e trilhas para crianças e adultos.
“Os Jogos Radicais Urbanos consolidam o esporte de aventura em Campo Grande. A cidade tem cenário exuberante. Foi um sucesso, com 700 inscritos nas três modalidades. É uma mistura de cidade, com prédios e shopping, e natureza, com capivara, arara, árvore. Isso chama muita atenção dos turistas”, afirma o titular da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Rodrigo Terra.