ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Inclusão: crianças cegas participam de competição de judô em shopping

Crianças cegas entraram no tatame e lutaram de igual para igual com crianças que enxergam

Kerolyn Araújo | 07/12/2018 19:06
Vinte crianças participaram da competição. (Foto: Paulo Francis)
Vinte crianças participaram da competição. (Foto: Paulo Francis)

Crianças atendidas pelo Ismac (Instituto Sul Matogrossense para Cegos) participaram na tarde desta sexta-feira (7) de uma competição de judô no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. De igual para igual com crianças que enxergam, elas mostraram que não há limitação para o esporte.

A ideia de levar as crianças atendidas para o campeonato dentro de um shopping partiu de Mauro Éder Martins, 61 anos, coordenador de esporte do Ismac. Ele perdeu a visão aos 15 anos e, no Instituto, encontrou uma nova forma de levar a vida. ''Morava no interior e vim para Campo Grande. No Ismac aprendi tudo, o braile, o ir e vir", comentou.

Na coordenação do esporte do Instituto há quatro anos, Mauro ressalta a importância da inclusão social. ''Trouxemos o eventro para o shopping para difundir o esporte adaptado, mostrar o que fazemos e a igualdade", disse.

Para área do esporte, o Ismac oferece aulas de judô, futebol e golbol, que é um esporte paralímpico feito para ser jogado por pessoas com deficiência visual.

O Ismac atende cerca de 240 pessoas por mês e visa a inclusão e reabilitação de pessoas que nasceram ou ficaram cegas.

Nos siga no Google Notícias