ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Inédita no País, atletas dão largada em Corrida Digital, sem aglomeração

Inscritos têm até 7 dias para percorrer trajeto de 5 quilômetros; três primeiros colocados de cada modalidade serão premiados

Liniker Ribeiro e Kísie Ainoã | 01/06/2020 16:38
De máscara e sozinho, competidor dá início a corrida em trajeto de 5 quilômetros montado no Parque dos Poderes (Foto: Kísie Ainoã)
De máscara e sozinho, competidor dá início a corrida em trajeto de 5 quilômetros montado no Parque dos Poderes (Foto: Kísie Ainoã)

Foi dada a largada para mais um competição esportiva, em Campo Grande, mas, desta vez, nada de aglomeração enquanto milhares de pessoas correm ao mesmo tempo. Em tempos de pandemia, a novidade é correr, se exercitar e não deixar de competir, priorizando o distanciamento social.

A 1ª edição da Corrida Digital teve início na manhã desta segunda-feira (1/6). O novo conceito de competição oferece aos participantes a oportunidade de percorrer 5 quilômetros de uma disputa, em trecho montado no Parque dos Poderes, sem ter contato com outras centenas de pessoas.

A medida agradou quem está acostumado a participar de grandes competições. “Fiquei muito triste de saber que disputas que eu participaria no interior do Estado foram canceladas, porém estou aliviada por poder correr pelo menos aqui”, destaca a nutricionista Patrícia Donida,.

Competidor Jarderson, à esquerda, ao lado do filho, Vinícius, e da esposa; corredor homenageou o familiar (Foto: Kísie Ainoã)
Competidor Jarderson, à esquerda, ao lado do filho, Vinícius, e da esposa; corredor homenageou o familiar (Foto: Kísie Ainoã)

Quem também aprovou a ideia foi o militar Jaderson Cardoso, de 47anos. Além de correr, ele aproveitou o evento, mesmo em clima de disputa, para homenagear alguém próximo. Ao final desta, que é sua quinta corrida, o participante vestiu camisa com a foto do filho estampada, como demonstração de amor.

“Ele não estava sabendo da homenagem. Aqui está, é para você, meu filho. Te amo!", disse o militar. O homenageado, assim como a esposa de Jaderson, acompanharam o participante no trajeto da competição.

Novidade - Conforme a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), o formato que é inédito não só no Estado, mas também no país, é uma adaptação no circuito Rota das Estações, promovido pela Rede MS Integração de Rádio e Televisão, e que teve etapas suspensas devido ao surto do novo coronavírus.

Participantes inscritos na competição terão 7 dias para ir até o local da prova e, sozinhos, percorrerem o trajeto. Eles poderão escolher o horário de preferência, entre 6h e 20h.

O tempo de cada competidor será registrado de forma automatizada por meio de um chip de cronometragem, que servirá para definir os ganhadores. A prova será supervisionada por um fiscal.

Ainda segundo a Fundesporte, serão premiados os três primeiros colocados, no masculino e feminino, com medalha, troféus, certificado digital e premiação em dinheiro. A Corrida Digital é destinada a atletas profissionais e amadores, com idade acima de 16 anos, com limite de 300 inscritos.

Participante sendo checado antes da largada; prevenções são tomadas para cuidados dos competidores (Foto: Kísie Ainoã)
Participante sendo checado antes da largada; prevenções são tomadas para cuidados dos competidores (Foto: Kísie Ainoã)

Percurso – Três tendas de suporte foram montadas ao longo dos 5 quilômetros do trajeto. Além da largada, mais duas dão suporte aos participante. Nestas, foram instaladas câmeras para que os corredores acessem de casa e vejam a quantidade de pessoas que estão no percurso naquele momento, podendo assim optar pelo melhor horário de participação.

A média de tempo alcançado nesta segunda-feira, até o início da tarde, foi de 20 a 40 minutos. Os resultados diários serão divulgados diariamente, a 0h, na internet.

Nos siga no Google Notícias