ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Novato x maior campeão: Dourados e Operário brigam pelo título estadual

Além do troféu, equipes disputam a vaga de MS na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa Verde 2025

Por Jhefferson Gamarra | 14/04/2024 09:01
Elenco do Dourados que levou o clube a primeira decisão do Estadual (Foto: Divulgação/DAC)
Elenco do Dourados que levou o clube a primeira decisão do Estadual (Foto: Divulgação/DAC)

O Dourados Atlético Clube, fundado em 2020 e que pela primeira vez disputará uma final na elite do campeonato, terá pela frente o Operário, maior campeão sul-mato-grossense, na decisão do título. O primeiro jogo da final será disputado neste domingo (14), às 15h, no Estádio Frédis Saldivar, o Douradão.

Apesar do pouco tempo de criação, o Dourados tem bom retrospecto. Em seu ano de fundação, o clube estreou vencendo de forma invicta a segunda divisão. No ano seguinte, foi vice-campeão da primeira divisão e em 2022 acabou na 4ª colocação no hexagonal final. Na última edição do campeonato, a equipe acabou eliminada na semifinal, justamente pelo Operário.

Jogadores comemorando vaga na final com a torcida no Jacques da Luz (Foto: @eduardofotoms )
Jogadores comemorando vaga na final com a torcida no Jacques da Luz (Foto: @eduardofotoms )

Já o time da Capital repete o feito do ano passado, e chega pela terceira vez consecutiva a final do Estadual. Em 2022, a equipe conquistou o troféu ao garantir a liderança do hexagonal final contra seis equipes. No ano passado, o Galo amargou o vice após dois empates na final contra o Costa Rica.

Maior Campeão de Mato Grosso do Sul, o Galo busca seu 13º título do Sul-mato-grossense com conquistas em: 1979, 1980, 1981, 1983, 1986, 1988, 1989, 1991, 1996, 1997, 2018 e 2022. Além disso, o Operário acumula 7 vices (1982, 1985, 1987, 1992, 1993, 2005 e 2023).

Na decisão, o Galo poderá ainda ampliar a hegemonia dos times de Campo Grande contra os times de Dourados, segunda maior cidade do Estado. A Capital soma, ao todo, 27 títulos, sendo 12 somente do Operário. As demais conquistas são do Comercial (9) e do Cene (6).  Equipes de Dourados conquistaram 4 títulos, sendo três do Ubiratan e um do Sete de Setembro.

Retrospecto -  O Operário teve o melhor desempenho geral na primeira fase e terá a vantagem de decidir em casa. Na fase inicial, o Galo terminou em primeiro e invicto no Grupo A, com 20 pontos. Já o Dourados somou 17 pontos e liderou o Grupo C.

Nas quartas de final, o Dourados eliminou o atual campeão Costa Rica, nos pênaltis, e tirou o Corumbaense na semi. Do outro lado, o Operário passou nos pênaltis contra Ivinhema e carimbou a vaga na final contra a Portuguesa, graças a uma vitória heroica na partida de ida.

Decisão - O jogo de volta acontece no dia (21), também às 15h (horário de MS), no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, na Capital. Por ter melhor campanha geral, o Galo é o mandante da partida de volta e caso exista a igualdade no placar agregado após as duas partidas, o campeão será definido nos pênaltis.

Cabe mencionar que a partida vale muito mais do que o troféu. Ambos já estão classificados para o Copa do Brasil 2025, mas apenas o campeão vai representar Mato Grosso do Sul na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa Verde do próximo ano.

O Campo Grande News também quer saber a sua opinião. Qual clube será o campeão estadual deste ano? Participe abaixo e deixe seu comentário nas redes sociais do jornal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Quem vai ser campeão estadual de futebol?

Operário

65%

Dourados

35%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias