Operário precisa ser mais efetivo para evitar desgaste e seguir vivo

Próxima parada, Goiatuba! A cidade goiana, distante 814 km da capital sul-mato-grossense, localizada na divisa dos estados de Goiás e Minas Gerais, será o destino do Operário de Campo Grande na quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, domingo, 18, contra o Goiatuba Esporte Clube, às 14h30 (MS), no Estádio Divinão. Depois de empatar em casa no último sábado, por 1 a 1, diante do Itabirito, de Minas Gerais, o time operariano precisa vencer ou pelo menos empatar para seguir vivo na busca pela classificação no Grupo A7 para a próxima fase da competição.
Apesar do empate com o Itabirito, o Operário se manteve na quarta colocação com cinco pontos, seguido bem de perto pelo Goiatuba, Uberlândia e Cascavel, todos com quatro pontos, e Monte Azul, de Monte Azul Paulista, que tem três pontos e está na lanterna do grupo. Cianorte, 8 pontos; Internacional de Limeira, 7, e Itabirito, 6, são os três primeiros colocados. Apenas os quatro primeiros colocados seguirão adiante ao final da primeira fase.
No jogo do último sábado no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, o Operário não foi tão reativo e efetivo como na vitória por 3 a 2 sobre o Uberlândia, em Uberlândia, na rodada anterior, quando chegou a ficar duas vezes atrás no placar, mas ainda assim mostrou capacidade de reação. Saiu atrás ao levar um gol de cabeça logo aos 13 minutos de jogo, marcado por Rodolfo Filermon, do Itabirito, e chegou ao empate com o atacante Everton aos 37 minutos, ainda no primeiro tempo. No segundo tempo perdeu as chances que teve para virar o placar.
Em um grupo tão concorrido, a resiliência é fundamental para atingir os objetivos, mas não precisa ser uma regra em todos os jogos, porque o desgaste físico e mental de ter que correr para igualar ou virar um placar pode ter um preço muito alto na sequência do campeonato. Significa que o Operário precisa ser mais assertivo nas chances de gol que aparecem para não ter que correr atrás do placar, a começar pelo confronto com o Goiatuba, no próximo domingo, em Goiatuba. O time goiano vem de derrota para o Uberlândia por 2 a 1, fora de casa.
Vacilou, perdeu o lugar. Assim é a Série D, a quarta divisão do futebol brasileiro, tamanha a concorrência e a alternância na tabela de classificação. Depois de quatro rodadas, a maioria das 64 equipes aparece com chances de classificação entre os quatro melhores de cada grupo. No grupo do Operário, por exemplo, a Inter de Limeira (SP), que vinha embalada, acabou derrotada por 2 a 0 pelo Cascavel (PR), no último fim de semana, e caiu para a segunda colocação, com sete pontos, um a menos que o Cianorte, líder do grupo. O Cascavel, por sua vez, conquistou sua primeira vitória e segue na parte baixa da tabela.
CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO GRUPO A7 NA QUARTA RODADA:
Operário-MS 1 x 1 Itabirito-MG
Monte Azul-SP 1 x 1 Cianorte-PR
Cascavel-PR 2 x 0 Inter de Limeira-SP
Uberlândia-MG 2 x 1 Goiatuba-GO