A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

26/03/2014 09:45

Rodeio vira esporte oficial de MS, mas decisão causa euforia e revolta

Aliny Mary Dias
Rodeios subiram à categoria de esporte oficial do Estado (Foto: Divulgação)Rodeios subiram à categoria de esporte oficial do Estado (Foto: Divulgação)

Desde de quarta-feira (25), o rodeio é o esporte oficial de Mato Grosso do Sul. A decisão causou euforia entre os profissionais do setor, que comemoraram a sanção da lei pelo governador André Puccinelli (PMDB). Por outro lado, a medida causou a revolta dos defensores dos direitos animais.

No texto aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, o artigo que especifica o esporte tem apenas duas linhas e afirma que eventos de rodeio e rodeio universitário passaram para a categoria de esportes oficiais, a lei entrou em vigor ontem.

Profissionais do ramo e, principalmente, aqueles que promovem os eventos como Ederlei Ortiz, 36 anos, um dos proprietários da Companhia Ortiz de Rodeio que existe há 18 anos, comemoraram a decisão.

“Muda muito para a gente, é uma situação que nós já esperávamos há muito tempo porque tem muita gente que ainda vê o rodeio como sofrimento para os animais, mas isso mudou”, afirma.

Ortiz conta que a mesma lei sancionada em Mato Grosso do Sul já foi aprovada em outros estados como Minas Gerais e Paraná. Para a companhia que faz em média 25 eventos ao ano em várias cidades do Estado, a lei pode atrair mais público para as arenas.

“Nosso público vem aumentando muito nos últimos anos e agora pode atrair mais gente ainda. As pessoas já viram que o rodeio é um lugar família e não tem briga como em estádios de futebol”, completa.

Sobre o cuidado dos animais, o criador afirma que nos últimos anos o bem estar dos bois e cavalos é bastante cobrado. Segundo ele, médicos veterinários acompanham os rodeios do início ao fim e qualquer alteração no animal impede o bicho de participar do rodeio.

Contra – Alvos de campanhas em todo o país, os rodeios são vistos como locais de crimes e maus-tratos contra os animais. A representante regional do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Maria Lúcia Metello, explica que a decisão do Estado é contrária ao que vem ocorrendo em outras regiões do país.

“Está na contramão porque em outros locais eles regulamentam a não realização dos eventos. Nós sabemos e é comprovado que os animais sofrem durante os rodeios e não existem os devidos cuidados”, afirma.



Ridículo quando alguém fala que isso é um "esporte" oficial do MS ... desde quando maltratar animais e fazê-los sofrer pode ser motivo de divertimento??!! Eu odeio rodeio e abomino todo tipo de crueldade animal usada para divertimento, atrás disso está sempre a ganância do homem em ganhar dinheiro, como por exemplo, as rinhas de galo, cachorro e até periquitinhos australianos ..... absurdo!!!
 
Andréa Costa da Silva Ost em 26/03/2014 17:28:01
O bem estar dos animais é muito discutido, mas e a cultura do nosso chão, como fica? Institucionalizar como oficial algo em que as pessoas se vestem como cowboys, montam no estilo deles e consomem toda cultura relativa exportada por eles é uma afronta a esta terra pantaneira. Gaúchos e nordestinos têm sua cultura valorizada por que não se deixam engolir pelas potências. Por que não valorizar os usos e costumes pantaneiros? Por que insistir em tratar como alienados os que não se alienam?
 
João Carlos Marchezan em 26/03/2014 17:03:31
Gostaria de saber onde está esses maus tratos com animais que falam, tanto o Rodeio quanto o Laço comprido que é outro esporte que estava sofrendo sanções também, nao tem maus tratos nenhum.. esses animais muito pelo contrario são mt bem tratados, mais que muitos animais que ficam soltos por ai... maus tratos estão sofrendo aqueles animais que ficam puxando carroças o dia inteiro no sol, aqueles cachorros que ficam soltos na rua passando fome... isso é falta do que fazer deste povo que fica inventando trabalho....
 
Gilmar Arantes dos Santo em 26/03/2014 16:36:06
Está de parabéns nosso governador, incentivando um esporte que cresce em proporções mundiais, criando novos fãs e seguidores das mais antigas as mais novas gerações, um esporte incrível onde um competidor tem que mostrar sua destreza e seu domínio sobre outro atleta, o TOURO DE RODEIO, que sim como quaisquer outros atletas são treinados e capacitados fisicamente, não é qualquer garoto que você pega na rua que vira um jogador de futebol, é uma habilidade e um dom de cada que se aprimora com o tempo e com treinamento, é assim com os touros de rodeio também para você selecionar um atleta passam vários(e bota vários nisso) pelo teste, que seria como uma ''peneirada'' os valores desses animais chegam a casa dos seis dígitos, e para muitos o carinho por tais não tem preço!Parabéns MS!
 
Caio Augusto Duarte F. Alves em 26/03/2014 13:36:24
Tanta coisa importante para se decidir no MS e nossos representantes se preocupando em regulamentar, em perfeita falta de sintonia com as normas atuais de preservação e bons tratos a animais, uma atividade por si só abominável!
 
EDSON TROMBINE LEITE em 26/03/2014 11:52:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions