ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Após denúncia, assessora da senadora perde cargo

Por Anahi Zurutuza, Ângela Kempfer e Marta Ferreira | 04/07/2020 07:00
Reprodução de Juliana Gaioso da capa da IstoÉ sobre a prisão de Sara Winter (Foto: Reprodução)
Reprodução de Juliana Gaioso da capa da IstoÉ sobre a prisão de Sara Winter (Foto: Reprodução)

Demitida - Denunciada por envolvimento em grupos extremistas e crimes contra o estado democrático de direito, a assessora Juliana Gaioso Pontes foi exonerada do gabinete da senadora Soraya Thronicke (PSL).

Extremista - A demissão teria sido “a pedido”, conforme publicado no Diário Oficial da União, mas ocorreu depois que o deputado federal Fábio Trad (PSD) denunciou Juliana à PGR (Procuradoria-Geral da República), no dia 30 de junho. A assessora de Soraya costumava usar as redes sociais para defender “bolsonarista extremista” e para “botar medo em comunista”.

Mudança - A Justiça vai ter que nomear um segundo perito para o exame psiquiátrico de Yasmin Natasha Gonçalves Carvalho, de 20 anos, ré pela morte do comerciante José Leonel Ferreira dos Santos, 61 anos, a primeira vítima do "Pedreiro Assassino" que foi descoberta. Yasmin é filha do homicida confesso e vai passar pelo exame em razão da alegação de insanidade mental da defesa.

Não posso - O perito forense Rodrigo Abdo havia sido nomeado para o trabalho de avaliar Yasmim mas alertou o juiz estar impedido. Explicou que ele atende a jovem e, para não infringir o Código de Ética da profissão, não poderia ser o responsável pela análise técnica.

Data - Cleber Souza de Carvalho, o homem que confessou ter matado e enterrado sete pessoas desde 2015 também passará pelo mesmo tipo avaliação. No caso dele, Rodrigo Abdo marcou o dia para a perícia, em 19 de julho.

Nostálgico – Ao anunciar a programação do Autocine na UFMS deste fim de semana, projeto da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) se lembrou de quando era jovem e o pai, Nelson Trad, ainda vivo. “Me lembro tanto desse Autocine, porque nos idos de 70, num Corsel branco, nós fomos assistir ‘Os mil gols de Pelé’. Ele e Nelsinho na frente, eu e Fabinho atrás. Momento único do meu pai com seus três filhos”.

Repetitivo – Todos os dias, Marquinhos repete a frase: “por favor, fique em casa e se tiver de sair, use máscara”. Nesta sexta, até ele deu sinais de que cansou de fazer o apelo. “Nossa live de hoje é repetitiva, é cansativa, sempre a mesma coisa. Mas dizem que água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

É golpe – O juiz federal aposentado Odilon de Oliveira usou as redes sociais para alerta que tem golpista na praça. Segundo magistrado, um homem estaria usando o nome dele para extorsão.

Fora do jogo – Odilon afirmou ainda que o homem, de iniciais J e C, diz ser o responsável pela campanha a prefeito, pede dinheiro e promete negócios futuros. O juiz nega que vá se candidatar.

Falando em juiz – Os apelos vêm de todos os lados. Nesta sexta-feira, o desembargador Nélio Stábile, coordenador do Comitê Estadual do Fórum do Judiciário Para a Saúde, divulgou vídeo no YouTube conclamando a adesão de toda a população sul-mato-grossense às medidas de distanciamento social previstas nos decretos estadual e municipais. O magistrado ressaltou que cumprir as orientações é fundamental para a superação da pandemia da covid-19 o quanto antes.