ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Assassinatos de jornalistas ficam sem solução

Anahi Zurutuza, Leonardo Rocha e Humberto Marques | 02/05/2019 06:00

Imprensa livre? – Entre 1995 a 2018, o Brasil teve 64 assassinatos de jornalistas e comunicadores no exercício da atividade ou em razão dela. Só metade deles, 32, foram solucionados, conforme levantamento divulgado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) em cerimônia pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio.

Em MS – Engrossam a estatística, dois homicídios registrados em Mato Grosso do Sul, ambos sem solução. O radialista e apresentador de TV Edgar Lopes de Faria, o Escaramuça, morto em 29 e outubro de 1997, e Eduardo Ribeiro de Carvalho, o Carvalhinho, assassinado no dia 21 de novembro de 2012, estão na lista da Folha.

Arquivados – Além da profissão das vítimas, os crimes têm em comum o fato sido executados por pistoleiros e as investigações nunca terem chegado à autoria. Os inquéritos foram arquivados.

Crimes “perfeitos”  Em entrevista ao Campo Grande News em 2013, O radialista Marcos Antônio Lopes de Faria, filho de Escaramuça, dizia que a família ainda tinha esperança de que a justiça seria feita antes da prescrição do homicídio que não podia ser considerado o “crime perfeito”.

Impunidade - Para Marcos Faria, porém, “não há interesse da polícia” em desvendar esse tipo de execução. O crime prescreveu e a impunidade da pistolagem foi sacramentada no ano passado.

De frente - O deputado José Carlos Barbosa (DEM), o Barbosinha, não disfarçou o incômodo com o colega, Renan Contar (PSL), em relação ao projeto do governo estadual, que fazia adequações na estrutura administrativa. Na sessão do dia 25, com o auditório repleto de servidores, Contar questionou o líder do Governo.

Chamou pra briga – Na sessão dessa terça-feira, dia 30, Barbosa disse que foi "preparado" para debater o mérito do projeto na sessão, mas Contar não tocou no assunto. "Hoje que era o dia discutir, não teve o debate. Acredito que ele percebeu que o projeto não tinha nenhum problema, mas na semana passada, com os servidores aqui, teve o questionamento", ironizou.

Fôlego - Os representantes dos servidores estaduais disseram que a concessão do abono por mais 60 dias "diminui a tensão" e acrescenta mais espaço para negociar, no entanto eles ainda querem a incorporação do abono e o reajuste no salário, com a reposição da inflação.

Leve pausa – Jaime Verruck entrou oficialmente em férias na terça-feira (30), mas não ficará muito tempo fora da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul. Conforme o titular da Semagro, o descanso deve durar, no máximo, 10 dias –em que pese o fato de que, nos últimos quatro anos, ele praticamente não ter descansado.

Marcha lenta – O Judiciário brasileiro até alega que vem tentando adotar medidas que permitam acelerar a análise de denúncias, mas ainda tem muito a avançar. Nesta semana, por exemplo, foi decretada a retirada de denúncia contra o ex-prefeito de Guia Lopes da Laguna, Carlos Roberto Saravy, por conta da morte do mesmo. Que ocorreu em setembro de 2013.

Bom de garfo - O deputado Carlos Alberto David (PSL) confidenciou que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) é "bom de garfo" e que gostou do cardápio oferecido pelo presidente em Brasília (DF). "Almoço tradicional com arroz, feijão, salada, carne assada e frango. O presidente comeu bastante".

Nos siga no Google Notícias