ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Câmara agora exige paletó para visitantes

Clayton Neves, Gabriela Couto e Anahi Zurutuza | 24/02/2021 06:00
Plenário da Câmara de Campo Grande, onde agora não entra mais quem não estiver de blazer. (Foto: Marcos Maluf)
Plenário da Câmara de Campo Grande, onde agora não entra mais quem não estiver de blazer. (Foto: Marcos Maluf)

Traje - Visitantes que não estiverem de blazer não poderão mais entrar no plenário onde acontecem as sessões da Câmara Municipal de Campo Grande. A regra na "Casa do Povo" começou nesta terça-feira (23) e segue regimento interno que veta a circulação de pessoas “com os ombros de fora”.

Barrados – O código de vestimenta, antes não exigido, pegou muita gente de surpresa. Teve quem fosse barrado por guardas municipais que faziam a segurança das entradas e exigiam o uso da peça de roupa.

Alfinetada - Durante sessão de terça-feira (23), o presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges (PSB), elogiou visita de Soraya Thronicke (PSL) à Casa e aproveitou para mandar recado à também senadora Simone Tebet (MDB). “Soraya é sempre bem vinda, aliás, não só ela, mas também outra senadora aí que está terminando o mandato e ainda não nos visitou”, disparou.

Não “habemus” – Se a Assembleia Legislativa anunciasse o presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) como é feito a anúncio do papa, pela fumaça da chaminé da Capela Sistina, a imagem ainda seria escura até o final da noite desta terça-feira (23).

Articulação – A disputa entre os deputados Eduardo Rocha (MDB) e Gerson Claro (PP) para comandar a comissão mais importante da Casa de Leis deve chegar a consenso horas antes da primeira sessão oficial deste ano da CCJR entre os deputados. A reunião está prevista para as 8h desta quarta-feira (24), com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Assembleia.

“Idade tá na cabeça” – Pelo regimento interno, o deputado mais velho entre os cinco integrantes da Comissão deve presidir a sessão interinamente até a definição do presidente do próximo biênio. Neste caso será o deputado Evander Vendramini (PP), que não se considera tão velho assim. “Tenho 57 anos, mas me imagino com 20”, brincou.

Desatentos – As sessões remotas da Assembleia Legislativa mostram basicamente como funciona a dinâmica das sessões presenciais. Os deputados muitas vezes estão de olho nos celulares e alheios ao andamento do rito. Nesta terça-feira (23) o presidente Paulo Corrêa (PSDB) teve que intervir na contagem de votos já que titulares e suplentes estavam sendo convocados para votarem a tramitação de propostas.

On – Prova disso são os dois deputados estaduais que exercem também a função de radialistas, Marçal Filho (PSDB) e Lucas de Lima (Solidariedade) . Durante a sessão eles estão ao mesmo tempo apresentando programas de rádio. Um em Campo Grande e outro em Dourados. Os dois acompanham os trabalhos diretamente de seus estúdios de transmissão.

Bucólico – As transmissões virtuais também são interessantes para conhecer um pouco melhor os 24 deputados estaduais. Muitos estão em seus gabinetes, mas alguns participam das sessões de suas residências e até mesmo da rua. Nesta terça-feira (23) o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB), sempre é visto em trânsito, dentro do carro, estava embaixo de grande árvore, na sua fazenda.

Coincidência macabra – Se Yasmin Beatriz Almeida Guedes não tivesse sido vítima feminicídio aos 18 anos e o ex-namorado, Hércules Alves de Souza, de 21 anos, não estivesse preso desde a tarde dessa segunda-feira (21) pelo assassinato da jovem, os dois teriam, na tarde de ontem, um compromisso com a Justiça.

Audiência – É que Hércules responde a processo por receptação e porte ilegal de munição, resultado de flagrante em 2017. Mesmo com a jovem morta e o assassino foragido, a ação penal continuou tramitando e audiência foi marcada para às 14h50 dessa terça-feira (23), por videoconferência.

Nos siga no Google Notícias