A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


25/04/2018 06:00

Câmara fria, geladeira e o veto mantido

Humberto Marques

Tempo real – Valdir Gomes (Progressistas) anunciou no microfone da Câmara ter mudado de posição na discussão sobre o veto ao projeto que exige cobertura contra a chuva na entrada de hospitais. Disse que acabara de receber via celular informações de que havia postos de saúde sem vacina para gripe por falta de lugar para estocar o medicamento.

Interno – “Os postos precisam de mais mudanças por dentro do que fora”, disse Gomes, que se alinhou aos 20 vereadores favoráveis ao veto, contra os seis que apoiavam a iniciativa do Dr. Loester (MDB). “Neste momento temos de dar voto para por geladeira e mandar vacina”, emendou.

Câmara fria – O dabate no Legislativo chegou ao pontos de vereadores discutirem o nome certo para o equipamento necessário para o armazenamento das doses. André Salineiro (PSDB) disse receber do secretário Marcelo Vilela (Saúde) a informação de que os equipamentos para estocar vacinas estavam comprados. “Demorou um tempo, pois precisavam ser geladeiras especiais”. Profissional da saúde, o Enfermeiro Fritz (PSB) decidiu corrigir os colegas, informando se tratar de câmaras frias.

Ponto final – “Só para encaminhamento técnico, não existem mais geladeiras para vacina. É câmara fria”, explicou Fritz, que visitava a UPA Universitário e, por isso, não participara do início das discussões. “Para que não se entre em fria, é câmara fria”, disse o presidente da Câmara, João Rocha (PSDB), encerrando a discussão.

Sopro – A decisão do Supremo Tribunal Federal que devolveu os direitos políticos a Demóstenes Torres, senador cassado sob acusação de usar o mandato para favorecer Carlinhos Cachoeira, é vista pelo entorno de Delcídio do Amaral (PTC) como possível precedente para o ex-senador disputar as eleições. O ex-petista, porém, reforça que para todos os efeitos não pode disputar cargos eletivos.

Apoio – O deputado Eduardo Rocha (MDB) adiantou que independente das alianças entre os partidos, já definiu quem vai apoiar na eleição para o Senado em Mato Grosso do Sul. Além de Waldemir Moka (MDB), que é do seu partido, está com o pré-candidato Sérgio Harfouche (PSC), que pediu licença do cargo de procurador do Ministério Público, para concorrer na eleição.

Internacional – O senador Pedro Chaves (PSC) foi para a Coreia do Norte, onde vai representar o país junto com o senador Fernando Collor, no encontro de líderes das Coreais, Kim Jong-un e Moon Jae-in, que acontece dia 27 de abril na cidade de Panmunjon, uma zona desmilitarizada que fica na fronteira. Para o senador este é um momento histórico para toda a comunidade internacional e que pode significar um futuro sem tensões.

Curioso – Ao ser questionado em coletiva de imprensa sobre o quanto a prefeitura arrecadou de taxa de lixo, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), disse ter ficado curioso sobre quem seria a fonte do Campo Grande News na administração municipal.

Furo – É que nesta segunda-feira (23), o jornal publicou o balanço do que a prefeitura conseguiu arrecadar com os pagamentos feitos no dia 20 deste mês, à vista e da 1ª parcela. Foram R$ 4,7 milhões no total. “Essa repórter merece uma moção honrosa”, brincou Marquinhos.

Presidenta – A secretária estadual Maria Cecilia Amêndola da Costa agora também é presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. A posse ocorreu durante a primeira agora com os secretários e que também contou com o ministro da pasta, Rossieli Soares da Silva. Em sua fala, Maria Cecilia destacou a reforma do ensino médio e a escola de tempo integral.

(Com Danielle Valentim, Leonardo Rocha e Gabriel Neris)

Maioria prefere Lava Jato à Copa do Mundo
Copa? – Pesquisa do Instituto Paraná mostra que, a menos de um mês do Mundial da Rússia, o brasileiro não está muito motivado com o assunto. A consul...
Ex-ministro não errou o “do Sul”, mas...
Gafe - O ex-ministro Henrique Meireles (MDB) em um dos diversos discursos no evento em Campo Grande neste sábado (19) confundiu Mato Grosso do Sul co...
PMs presos têm “festival de ações”
Conhecidos da justiça - Entre as duas dezenas de policiais militares de Mato Grosso do Sul presos esta semana por suspeita de facilitar a vida dos co...
O entrave no cadastro de pedófilos
Entrave burocrático – Autor do projeto de lei que criou o cadastro de pedófilos em Mato Grosso do Sul, o ex-deputado estadual Carlos Alberto David, d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions