ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Deputada não reeleita critica regras

Marta Ferreira | 10/10/2018 06:00

Justificativa - A deputada Mara Caseiro (PSDB) comentou ontem na Assembleia Legislativa que não se elegeu pelas regras da legenda, já que sua votação foi superior a de vários deputados eleitos. Ela teve 23 mil votos, enquanto João Henrique Catan, o deputado eleito com menos votos, recebeu 11 mil.

Tem de mudar – Para a deputada, isso precisa mudar para as próximas eleições. "Assim vai refletir o real desejo da população", defende.

Na fila – Mara, apesar de não estar eleita, tem grandes chances de retornar ao Legislativo. Ela é a primeira suplente na coligação tucana e, se algum deputado for chamado para o Executivo, por exemplo, retorna a casa.

Outros – Além de Mara, mais gente que não conseguiu vaga teve votos acima dos eleitores. É o caso de André Salineiro, também do PSDB, que com 18 mil, teve mais votos do que seis parlamentares eleitos.

Análise – A sessão ontem foi de avaliação do resultado das urnas, como era de esperar. Para o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), existem muitos eleitores que não "pesquisam" os candidatos antes de definir o voto.

Joio - "Não procuram saber quem fez mais coisas no legislativo, quais são os projetos de cada um”, reclamou. “Muitos ainda preferem generalizar que todos não prestam, o que não é verdade, existem bons políticos em todos os lugares".

Não desisti – Fora da Assembleia após décadas a partir do ano que vem, Maurício Picarelli (PSDB) disse que agora vai se dedicar às outras atividades profissionais, mas não descarta voltar para próxima eleição, desta vez como candidato a vereador. "Quem sabe volto para disputar um cargo na Câmara Municipal, retomar meu trabalho na vereança".

Memória – Ao avaliar as denúncias contra a desembargadora Tânia Borges no Conselho Nacional de Justiça, o presidente do órgão e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, viajou ao período pré-impeachment de Dilma Rousseff, quando o STF proibiu pessoas que respondem a processo penal de integrar a linha sucessória da Presidência da República.

Comparativo – A lembrança de Toffoli envolveu medida que impediu o então deputado Eduardo Cunha (MDB) de assumir o comando do país. O comparativo se deveu ao fato de que, hoje, Tânia preside o Tribunal Regional Eleitoral e, a partir do fim deste ano, assumiria o comando do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Lanchinho – O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), já é conhecido entre os jornalistas pelo hábito de manter comidinhas em seu gabinete. Nesta terça, durante agenda pública, chegou a distribuir sacos de batatas e abrir potes com castanhas para oferecer aos profissionais. As batatas, segundo ele, são para as muitas crianças que costumam ir lá.

(Com Leonardo Rocha, Mayara Bueno e Humberto Marques)

Nos siga no Google Notícias