ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Discussão sobre taxas promete hoje no TJ

Leonardo Rocha e Humberto Marques | 09/05/2019 06:00

Dobrado – O Ministério Público de Mato Grosso do Sul alterou resolução em vigor desde 2012 que trata das diárias de seus servidores, prevendo que, quando a viagem for nacional, o valor será acrescido em 100%. A intenção é atender o custeio em eventos do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), em Brasília, e outras entidades com âmbito nacional. Em tempo: a medida não se aplica a promotores e procuradores.

Centavos – O MPMS ainda detalhou ao Jogo Aberto um pouco mais do contrato para seguro de acidentes pessoais coletivos de seus 738 estagiários, ao custo total de R$ 6.642, ou R$ 0,75 por cabeça. “Meramente estimativo”, o valor não tem obrigação de ser usado em totalidade, permitindo coberturas por morte quando decorrente de acidente pessoal; acidente pessoal com invalidez permanente, total ou parcial e despesas médico-hospitalares.

Entre amigos - O ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas, chega na segunda-feira em Campo Grande para audiência pública sobre reforma, mas também vai aproveitar para ver amigos. Na agenda, pelo menos, até a hora do almoço, ele terá programa doméstico.

Cartórios - Audiência pública hoje na Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS promete lotar para debate sobre tabela de taxas cartorárias. A discussão começou em fevereiro de 2017, provocada pela FIEMS ao apresentar levantamento indicando que os cobrados em Mato Grosso do Sul eram os mais caros do Brasil.

Fim de festa - A UFGD já teve a primeira baixa depois de cortes anunciados pelo governo federal. Cancelou festa junina que já era tradicional. O XII Arraiá Universitário da UFGD seria entre 14 e 15 de junho. “Ao longo dos 11 anos da festa, o Arraiá Universitário alcançou a marca de participação superior a 4 mil pessoas em cada festa, o que comprova a sua importância”, comentou a instituição via nota. .

Agostina - A Universidade garante que não vai desistir do evento, em data ainda neste ano, mesmo que seja no segundo semestre. “Envidará todos os esforços para que não se perca esse espaço de cultura e celebração da universidade, buscando os recursos para que a mesma ocorra ainda no segundo semestre desse ano”.

Vaca Muerta - O governo estadual autorizou o diretor-presidente do MS Gá, Rudel Espíndola Trindade Júnior, a se ausentar do País. Em Buenos Aires, ele participa de 14 a 17 de maio, do seminário “Pré-Sal e Vaca Muerta: a nova realidade energética do Brasil e Argentina”. As autoridades vão discutir como Brasil e Argentina podem explorar melhor reservas de petróleo e gás natural.

Vencidos - Os deputados resolveram “limpar da pauta” vetos antigos do governo estadual em relação a projetos de mais de dez anos atrás. O líder do governo, deputado José Carlos Barbosa (DEM), explicou que eram propostas que tinham sido vetadas, mas não analisadas pelos parlamentares. “Estavam perdidas e agora foram apreciadas”. Todas as matérias foram arquivadas.

Indicada, mas não certa - O deputado José Carlos Barbosa (DEM) está preocupado sobre as obras do aeroporto de Dourados que, segundo ele, tem recursos disponíveis para ampliação da pista, mas não tem verba garantida para o novo terminal de passageiros. “Para isto tem emenda indicada, mas estas não são impositivas. Por isso, deve haver uma articulação política para que estes recursos sejam liberados”. A obra será realizada pelo Exército, com verba federal.

Vacas magras - Em reunião convocada pela mesa diretora d Assembleia ontem, se discutiu a possibilidade de realizar sessões itinerantes no interior do Estado. Mas, pelo menos por enquanto, o projeto ficará parado. “Entendemos que não é o momento adequado, porque haveria demandas das cidades, e o foco do governo é sobre o reajuste e limite de gastos”, disse o deputado José Almi (PT).

Nos siga no Google Notícias