ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Empresa no centro de polêmica vendeu shows que agitaram MS

Anahi Zurutuza, Silvia Frias e Adriel Mattos | 31/05/2022 06:00
Gusttavo Lima durante show no Estádio Morenão, em Campo Grande. (Foto: Algustto Albuquerque)  
Gusttavo Lima durante show no Estádio Morenão, em Campo Grande. (Foto: Algustto Albuquerque)

Os donos do show – Polêmica da segunda-feira (30), a One7, administradora de fundos de investimentos que, junto com outras duas empresas do setor, recebeu aporte de R$ 320 milhões do BNDES (Banco Nacional e Desenvolvimento Econômico e Social), em dezembro do ano passado, era a “dona” de dois shows feitos pelo sertanejo Gusttavo Lima em Mato Grosso do Sul neste ano. A empresa é cotista do Four Even, fundo que comprou todas as apresentações que o artista vai realizar até o fim de 2022. O pacotão é de 192 shows, incluindo, portanto, os já realizados em Campo Grande e Ponta Porã.

Portfólio – A One7, como detentora de fatia do Four Even, também é “dona” das agendas de outros artistas que já se apresentaram em Mato Grosso do Sul, em 2021 e 2022, como César Menotti & Fabiano, o conjunto Sorriso Maroto, Clayton e Romário, além dos DJs Dubzdogs e Vintage Culture.

Como funciona? – O Four Even adianta o pagamento dos espetáculos para os artistas, com desconto, e depois, embolsa o valor cheio pago pelo contratante dos shows. E foi esse o ponto do debate. Declaradamente bolsonarista, Gusttavo Lima se tornou o garoto propaganda do modelo de negócio, do qual participa a empresa que também recebe recursos do banco estatal. Além disso, denúncias de contratações das apresentações do cantor feitas com dinheiro público vieram à tona nos últimos dias e alavancaram, por exemplo, a hashtag “CPI do Sertanejo” nos trending topics no Twitter.

Barraco - No quesito harmonia, o Carnaval em Campo Grande nunca chegou a alcançar a nota 10. Já é tradição o quebra pau durante a apuração das escolas de samba e, este ano, não foi diferente. Além da confusão, acusações de favorecimento no resultado contra o presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas), Alan Catharinelli, continuam movimentando as redes sociais.

Baixaria - Catharinelli recebeu áudios e foi alvo de postagens, sendo acusado por integrantes de agremiações de favorecer a Deixa Falar, que sagrou-se campeã em 2022. Isso porque ele já fez parte da escola no passado. Indignado com o falatório, pediu que a diretoria das escolas fizesse com que os difamadores pedissem desculpas, sem sucesso. Também se injuriou com o tumulto durante a apuração - “Aquilo foi uma baixaria” – e, por isso, ameaça renunciar ao cargo no dia 15 de julho, prazo dado até que preste contas dos gastos ocorridos com o desfile.

Chacoalhada – O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro de Castro Filho, deu “chacoalhão” em vereador Tiago Vargas (PSD), que vem criando confusões ao fiscalizar unidades de saúde. A bronca veio depois de o parlamentar, durante a audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2022 da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), confrontar o secretário. “Não sei como um cara desses está na secretaria. Viaja mais para Brasília que visita as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). O senhor é incompetente e deveria sair do cargo”, disparou.

Bateu, levou – Castro Filho ignorou as ofensas e pediu que Vargas respeitasse os servidores ao visitar as unidades de saúde. “Acredito que o senhor já tenha um extenso material para sua campanha. Apenas peço humildemente que o senhor respeite os trabalhadores da saúde. Poderia ter a educação de procurar a gerente, que é a autoridade máxima da unidade. Ela sim que deveria lhe dar voz de prisão”, disse.

Cuidado – O secretário prosseguiu e pediu que o vereador reflita ao fazer os vídeos de suas visitas aos postos. “Esse tipo de comportamento não nos preocupa. No entanto, a saúde merece respeito. O senhor acha que tem direito de fazer vídeo em ambiente que se expõe o sigilo médico e a intimidade dos pacientes, gostaria que o senhor desse esse respeito à população que o elegeu”, concluiu, sob aplausos.

Advertência – O presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), não defendeu a atitude do colega, mas pediu respeito entre Executivo e Legislativo. “Não vamos tolher o mandato de nenhum vereador. Cada um tem um jeito de fazer seu mandato. Os excessos que existem são fora do plenário. Posso até ser contra algumas coisas, mas vamos buscar o diálogo. Ser gestor público não é fácil, e as dificuldades existem. Se as brigas acontecerem, quem perde é a população”, comentou.

Girl power – A senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência, representou a bancada federal na assinatura do convênio de R$ 33 milhões para pavimentação de ruas de Campo Grande. Ela aproveitou a oportunidade para elogiar a prefeita Adriane Lopes (Patriota). “Fico alegre em vê-la, mulher, atuante, jovem e guerreira comandando os destinos da capital do meu estado”, exaltou. Já a prefeita desejou sorte à Simone na disputa pelo Palácio do Planalto. “Gostaria de desejar muito sucesso na sua jornada. Temos muito orgulho em tê-la como pré-candidata do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias