ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Ex-diretores dizem que omitiam problemas em escolas

Waldemar Gonçalves | 01/03/2016 06:00

Contra senso – Exonerados dos cargos recentemente, ex-diretores de escolas municipais estão magoados. A ponto de revelarem, em reunião com vereadores, ontem, que escondiam da imprensa problemas internos das unidades educacionais, como falta de merenda e precariedades na estrutura, para poupar desgaste da Prefeitura. A Escola Municipal Professora Oliva Enciso, por exemplo, ficou seis meses com a biblioteca fechada em 2015 porque a professora responsável tirou licença e não foi substituída. Agora, iniciou o ano sem sala de tecnologia e precariedade nas salas de ciências.

Balanço e metas I – Apresentação de Resultados – 1 Ano de Realizações e assinatura dos Contratos de Gestão. Este é o nome dado pelo governo de Mato Grosso do Sul para ato, na quarta-feira (2), em que o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), fará um balanço do primeiro ano de governo e falará das metas para os próximos meses. Pelos dados oficiais, 65% das propostas previstas para 2015 foram executadas.

Balanço e metas II – O percentual é considerado positivo por Reinaldo. “Estamos trazendo para o serviço público o mesmo patamar de eficiência do setor privado”, avalia o governador. A Caravana da Saúde, que esta semana chega a Aquidauana, é uma das iniciativas que entram no balanço positivo, segundo ele. Outra é o reajuste salarial dos professores, concedido na semana passada.

Juros e estradas – Uma das metas do governo tem foco na logística. A ideia do governo é reaplicar, em rodovias, dinheiro gasto até então com os juros da dívida do Estado, que está sendo renegociada a valores menores – de 21% para 4,5% ao ano. “Nosso objetivo é pavimentar mais de 1 mil quilômetros e recapear mais de 250 quilômetros de rodovias que estão em situação precária. Esse é o nosso programa de reestruturação da malha viária atrelada ao refinanciamento da dívida”, explicou.

Contra a CPMF – O governador voltou a dizer ontem que é contra a recriação da CPMF. Disse acreditar que existem outros meios e formas de recuperar a economia. “Os governos estaduais já estão ajudando com os ajustes fiscais, no entanto o PSDB já se mostrou contra esta opção, nosso assunto com a Dilma é outro”.

Campanha – A possibilidade da volta do antigo “imposto do cheque” é, inclusive, um dos temas da campanha Acorda MS – Chega de Impostos”, que será lançada nesta terça-feira (1) pela Fiems, Fecomércio, Famasul, Faems e OAB-MS. Segundo o material de divulgação da iniciativa, atualmente o brasileiro paga mais de 90 tributos por ano, a maior parte incidindo sobre o consumo.

Ninguém quer – Presa desde a semana passada por confessar que torturava o sobrinho, de apenas 4 anos, em rituais de magia negra, em Campo Grande, uma mulher 31 anos está isolada em uma cela de delegacia em Corumbá porque nem a comunidade carcerária aceita a convivência com ela. A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garante já ter planos para transferir novamente a mulher, mas os mantêm sob sigilo.

Voando – A deputada Mara Caseiro revelou que irá amanhã para Brasília conversar com a direção nacional do PMB sobre seu vôo ao ninho tucano. A intenção é ter o aval para deixar o partido e seguir para o PSDB. Mara ressaltou que na quarta-feira (2) deve divulgar a sua decisão oficial.

Convidados – O governador confirma que fez os convites a Mara Caseiro e Mauricio Picarelli (PMDB) e que agora apenas aguarda a resposta dos deputados. Também relatou que deve conversar com Marquinhos Trad, quem avalia ser um bom aliado, mas acredita que irá para o PSD.

Pré-candidato – Ricardo Ayache, pré-candidato a prefeito de Campo Grande, disse que até o momento não existe outro nome do PSB e que espera uma definição do partido para o fim de março. Também confirma que o deputado José Carlos Barbosa deve ser candidato em Dourados.

(com a redação)

Nos siga no Google Notícias